Sofá na Rua celebra seus oito anos com live que recorda o início do evento

Registro do primeiro Sofá na Rua na Tamandaré - Pelotas RS - Arquivo Sofá

No dia 20 de outubro de 2012, em uma tarde de sábado, ocorria a primeira edição do evento Sofá na Rua. Ainda sem o nome oficial, esta primeira edição realizada na rua Tamandaré, em frente à sede do então Sotaque Coletivo, marcava o encerramento do Festival Vira-lata.

A banda pelotense Vade Retrô foi a atração musical com um show acústico/elétrico nomeado de “Vade Retrô Experiência”. A proposta foi bem aceita e o Coletivo passou a realizar o evento de forma mensal. Em novembro daquele ano, a atração foi o Projeto Massimiliano e em dezembro foi a Musa Híbrida (noticia da época).

Doutorando em Letras, André Rodrigues da Silva, que na época fazia parte do Sotaque Coletivo, lembra que a proposta inicial do evento “era que a banda mudasse um pouco do seu formato para tocar no sofá”. A medida que o evento foi crescendo, as bandas foram deixando de lado o formato mais intimista e priorizando os shows mais elétricos.

Ao longo de oito anos de atividades e mais de 70 edições, o Sofá na Rua ainda teve outras alterações, seja na equipe organizadora e até mesmo no local. Atualmente, o evento é realizado na rua José do Patrocínio, em frente ao Galpão. Com a pandemia, o Sofá conta com edições online desde setembro.

Imagens do Sofá na Rua #6 em março de 2013

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Live para recordar primeiras edições

Nesta quarta-feira (21), o perfil oficial do Sofá na Rua no instagram (@sofanarua) promove uma live, às 19h, para recordar um pouco das histórias das primeiras edições do evento. A conversa terá o produtor cultural Mano Val Robe como mediador e André Rodrigues como convidado.

“Foi uma vivência incrível, na qual tínhamos a ajuda de muitas mãos, corpos e pensamentos. O sofá na rua ocupou, mensalmente, a rua Tamandaré por muitos anos e cresceu de uma maneira absurda”, destaca André.

Imagens da sétima edição do Sofá, em abril de 2013

Sofá na Rua #73

O ano de 2020 deve ser o primeiro em que o Sofá e suas atrações não vão para Rua desde seu início. Isso não quer dizer que o evento tenha parado. Desde setembro, o evento vem promovendo edições online.

No próximo domingo, dia 25, o Sofá na Rua realiza sua 73ª edição. Com apresentação de Renata Pinhatti e Davi Batuka, as atividades começam às 19h e contam ainda com o show da rapper Colibrisa.

Artista Independente natural do interior de São Paulo, Colibrisa atua em Pelotas como compositora, MC, poeta e produtora do Slam das Minas. Recentemente lançou a música “Resumo”, com produção da DJ Dola.

Acompanhe novidades sobre o Sofá na Rua:
https://www.facebook.com/sofanarua
https://www.instagram.com/sofanarua

 

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 167 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*