Sofá na Rua estreia edição online com Davi Batuka e Cassi3 neste domingo

Foto: Eduarda Gaeta

O tradicional evento de rua pelotense, que se mantém suspenso desde do início da pandemia, terá sua primeira edição online.

A live ocorre neste domingo (06), às 19h, no Instagram do Sofá na Rua, com a apresentação do produtor e músico Davi Batuka e um pocket show de Cassi3.

Sofá na Rua cartaz

Idealizada em 2012 pela Casa Fora do Eixo, o Sofá na Rua já levou muita arte e cultura para as ruas pelotenses em 70 edições. O evento sempre buscou “movimentar e estimular a criação, produção, divulgação, socialização e acessibilidade às manifestações artísticas e culturais”. Confira aqui uma matéria especial publicada quando o Sofá passou a marca de 60 edições.

O ano de 2020 deve ser o primeiro em que o Sofá e suas atrações não vão para Rua desde seu início. A página do evento destaca que o momento de pandemia coloca a todos em um “processo de reformulação e descobertas”. Nesse sentido, o projeto busca novas formas de fomentar a cadeia produtiva cultural.

“Nossa vontade era aquele Sofá na Rua com um domingo lindo de sol, três mil pessoas na frente do Galpão e tudo mais, mas ainda temos um longo caminho de cuidados até vencermos a pandemia e podermos voltar com o presencial”, afirmou o produtor Manoval Robe. Ele destacou, no entanto, a necessidade de manter a chama acesa e “seguir mobilizados junto com os movimentos sociais da cultura”.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Atrações

Parceiro de longa data do Sofá, Davi Batuka acumula um longo currículo na cena cultural de Pelotas, atuando como produtor fonográfico, multi-instrumentista e ativista social. No evento de rua, ele participa desde suas primeiras edições nas funções de músico, diretor de palco e técnico de som. Integra diversas ações sociais centradas no trabalho musical com artistas independentes da cena local pelotense e movimentos culturais periféricos, como Outro Sul, Paralelo 33 e Dunas Rap.

David Batuka – divulgação

Neste domingo, Davi Batuka terá o papel de mestre de cerimônias do evento diretamente do seu estúdio BatukaRecords. Ele irá mediar e apresentar o Sofá falando um pouco dos desafios de músicos e outros profissionais da cultura em tempos de Covid e as alternativas que vêm sendo compartilhadas. A forma como a pandemia afetou o setor é muito bem exemplificada na sua atuação particular.

“No meu caso como operário da música, que trabalho tanto com gravação, com shows, tocando na noite, como alugando equipamento e operando som, aconteceu que parou tudo”, explica Davi. O artista cita ainda outros trabalhadores dos mais variados setores que foram afetados pela pandemia, como produtores e empreendedores locais que tinham no Sofá um importante espaço para suas atividades. Deste modo, a live deve buscar uma troca de saberes se reafirmando o trabalho colaborativo e a economia solidária.

Segundo o produtor, esta primeira edição online ocorre no Instagram do Sofá na Rua, mas a ideia para o futuro é utilizar o canal no YouTube (inscreva-se). “A gente já está com tudo montado aqui, parece que é um programa de TV com câmeras, iluminação”, destaca.

Além do papo e discotecagem com Davi Batuka, a live contará com um pocket show de CASSI3 em sua estreia como atração no evento. Quem dá vida à drag queen e artivista é Cassiano Teixeira Rocha, artista e diretor audiovisual que possui uma grande relação com o Sofá, atuando na captação de vídeos. A apresentação deve focar no seu recém lançado EP Estesia.

Sofá na Rua online
Quando: domingo, 6 de setembro
Horário: 19h
Onde: Instagram @sofanarua

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sofá na Rua cartaz
Sobre Cassio Lilge 144 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*