Vitor Ramil participa de série de lives que abordam seus 40 anos de música

Foto: Marcelo Soares

O cantor, compositor e escritor Vitor Ramil participa de uma live nesta segunda-feira (05), às 21h, para falar de seus 40 anos dedicados à música. Promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS, este será o primeiro de uma série de quatro encontros onlines que serão realizados nos próximos meses.

cartaz Vitor Ramil 40 anos de música

Esta primeira live abordará os primeiros discos e criações do artista pelotense nos anos 1980. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no Youtube e conta com a mediação do diretor do Instituto de Cultura, professor Ricardo Barberena.

Nas próximas lives com o cantor as conversas serão sobre suas criações e discos dos anos 1990, 2000 e 2010, e ocorrem nos dias 27/10, 17/11 e 8/12, respectivamente.

Os três discos dos anos 1980

Vitor Ramil lançou seu primeiro LP em 1981, aos 19 anos. Estrela, Estrela foi gravado no Rio de Janeiro pela PolyGram e contou com arranjos de Wagner Tiso, Egberto Gismonti, Robertinho Silva, seu irmão, Kleiton, entre outros. O disco contou ainda com as participações vocais de Zizi Possi, Tetê Espíndola e do outro irmão, Kledir.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Em 1983, Ramil assinou um novo contrato com a gravadora Som Livre para lançamento de seu segundo álbum: A paixão de V segundo ele próprio. O disco que saiu no ano seguinte é um dos mais experimentais de sua carreira, trazendo 22 faixas entre canções e vinhetas. Neste trabalho, Ramil musicou pela primeira vez em sua carreira, em versão em português, um poema de Jorge Luis Borges, Milonga de Manuel Flores.

Ainda em 1986, Vitor Ramil mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iria assinar um novo contrato, agora com gravadora EMI. No ano seguinte, ele lançaria o clássico disco “Tango”, que apresentou canções como “Loucos de cara”, “Sapatos em Copacabana”, “Virda”, além da longa e épica “Joquim”, versão de Joey de Bob Dylan.

Ato Criativo com Vitor Ramil: 40 anos de música – anos 1980
Quando: segunda-feira, 5 de outubro
Horário: às 21h
Onde: Canal da PUCRS no YouTube e Facebook PUCRS Cultura.

Com informações de: pucrs.br/cultura

Sobre Cassio Lilge 161 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*