Atletas do ‘Remar para o Futuro’ chegam às finais da seletiva na Seleção Brasileira

Sete jovens de Pelotas competem na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Todos os atletas da categoria ‘Júnior B’ do ‘Remar para o Futuro’ – projeto de Remo da Prefeitura – venceram suas respectivas eliminatórias na seletiva para a Seleção Brasileira de Remo 2019, nesta sexta-feira (12). Robson Radmann, Maria Fhurmann e Shaiane Ucker conquistaram o primeiro lugar em suas baterias e avançaram direto para semifinal da disputa, que ocorrerá neste sábado (13).

Convênio possibilita federação dos alunos do projeto. Fotos: Divulgação/Flamengo

Além dos três jovens, outros quatro remadores também participam da competição que será realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, até domingo (12). Ambas as provas disputadas, tanto nas categorias masculino e feminino, tiveram 18 atletas inscritos de vários clubes do Brasil. Os pelotenses que venceram a prova também representam o Clube Centro Português 1º de Dezembro.

Piedro Xavier e Facundo Mezquita disputaram a semifinal do Single Skiff MJA; o primeiro remador ficou em segundo lugar, desta forma, correrá na final que define os seis primeiros colocados da prova. Mezquita chegou na quarta posição e competirá na final que estabelece os vencedores do 7º a 12º colocado.

Coordenador do projeto, Oguener Tissot, acompanha a comitiva no Rio – Foto: Divulgação: Bernhard Stomporowski

“Com isso, o Piedro já está entre os seis atletas mais rápidos do Brasil na sua categoria”, comenta o coordenador do projeto, Oguener Tissot.
O técnico do grupo também explica que Facundo ficou menos de um segundo atrás do terceiro colocado e ressalta que o jovem é o atleta com menos tempo de treinamento na equipe (um ano e três meses). Os dois meninos de Pelotas estão entre os quatro federados ao Flamengo e também representam o clube carioca na competição.

Novos desafios
Neste sábado, começam as finais da Seletiva Nacional, quando as duas pelotenses e federadas ao Flamengo, Evelen Cardoso e Mariana Macedo, disputarão a etapa com atletas renomados de grande clubes do Brasil, informa Tissot. Na mesma raia, estarão Shaiane Ucker e Maria Fhurmann – igualmente participantes do Remar.

“Será um dia muito importante. As quatro atletas que se enfrentarão na disputa são as atuais Campeãs Brasileiras do Barco Quadruplo e, também, grandes amigas”, comenta o coordenador. Além das meninas, Robson Radmann também avançou para a semifinal e disputa, neste sábado, uma vaga para a final.

No domingo (14), ocorre o Brasileiro de Barcos Curtos 2019 – competição que reunirá 200 atletas de todo o país; além dos representantes gaúchos, remadores da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte integram o campeonato.

Preparação e novos desafios
A comitiva pelotense está na capital fluminense desde o dia 24 de março preparando-se para a prova, que é vista como a mais importante da temporada, considerando que os resultados serão utilizados no processo seletivo da Seleção Brasileira.

Remar
O projeto totalmente gratuito, que beneficia 30 alunos da rede municipal, envolve a Prefeitura, o Centro Português, a UFPel, o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com o apoio do Grêmio Náutico União.

Convênio com o Flamengo
Em março, um convênio firmado entre o Clube Centro Português e o Flamengo – referência nacional na modalidade – prevê a federação dos participantes do ‘Remar para o Futuro’, a partir dos 17 anos, que alcançarem indicadores de excelência nos treinos. Enquanto treinarem em Pelotas, os federados receberão ajuda de custo do clube carioca e, assim que completarem 18 anos e se mudarem para a cidade, terão estudo, moradia, alimentação e salário garantidos.

Projeto gratuito beneficia cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino. Fotos: Divulgação/Flamengo

Texto: Luiza Meirelles
Fonte: pelotas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *