Pelotenses conquistam medalhas no Campeonato Sul-Americano de Remo

Trio que integra a Seleção Brasileira ganhou três medalhas no Rio de Janeiro.

Mais um feito importante para o remo nacional e, especialmente, para a história da modalidade em Pelotas foi conquistado neste final de semana, no Rio de Janeiro. Três atletas do município que representam o projeto da Prefeitura, ‘Remar para o Futuro’, integraram a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23 2019, realizado sábado e domingo (27 e 28).

Mariana, Evelen e Piedro conquistaram medalhas de prata e bronze, no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Ao todo, 16 medalhas foram recebidas pelo time do Brasil – destas, três foram entregues aos pelotenses Mariana Macedo, Evelen Cardoso e Piedro Xavier. As meninas chegaram na terceira colocação da prova ‘Barco a dois’ e conquistaram o bronze; já o remador Piedro conquistou dois pódios: o bronze no ‘Four Skiff Masculino’ e a prata no ‘Barco a oito’.

Com o desempenho dos brasileiros, o país alcançou na quarta colocação do ranking geral do campeonato, atrás de Chile, Uruguai e Paraguai que ficaram, respectivamente, nas três primeiras posições.

A comitiva retornou nesta segunda-feira (29) a Pelotas, acompanhada pelo coordenador do projeto, Oguener Tissot, que avaliou positivamente a atuação do grupo na capital carioca fluminense, onde permaneceu por cerca de 40 dias.

“Os resultados foram excelentes e muito satisfatórios. Projetar jovens que, até pouco tempo, sequer conheciam a modalidade e hoje rumam ao alto nível esportivo internacional, representam o seu país e vestem o uniforme da Seleção Brasileira, nos dá a sensação de que estamos no caminho certo”, destacou.

Evelen e Mariana representaram o Brasil no Sul-Americano e ganharam o bronze – Foto: Sátiro Sodré/CBR

O técnico salientou que o avanço é fruto de um trabalho incansável de diversas pessoas que compõem a equipe, voluntariamente, e são comprometidas com o propósito, inclusive as famílias dos atletas. “Agradeço aos pais que confiam seus filhos a mim, com total segurança na nossa atuação”, completou.

Novos desafios no horizonte
Cinco atletas que se destacaram na seletiva nacional já se preparam para um teste que definirá os remadores que disputarão o Campeonato Mundial de Remo Júnior, em Tóquio, de 7 a 11 de agosto. Parte da equipe do ‘Remar para o Futuro’ também treina para o Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos – uma competição que ocorre em Porto Alegre, nos primeiros dias de junho, e é voltada para as categorias de base. A ideia é que os jovens, a partir dos 13 anos, que ingressaram recentemente na iniciativa participem do evento.

O Campeonato Sul-Americano de Remo Júnior e Sub 23 foi organizado pela Confederação Brasileira de Remo em parceria com a Confederação Sul-Americana de Remo.

Relembre
Os atletas embarcaram para o Rio no final de março, junto a outros quatro remadores do projeto – Shaiane Ucker, Maria Fhurmann, Robson Radmann (representando também o Clube Centro Português) e Facundo Mezquita (federado ao Flamengo). Ao longo das semanas, a equipe preparou-se intensivamente para as eliminatórias da seletiva nacional e o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2019 – provas decisivas para garantir vagas na Seleção Brasileira de Remo. Dos sete jovens, três se classificaram para a Seleção Júnior e três para a de Novos Talentos.

Piedro integrou a equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze no campeonato – Foto: Sátiro Sodré/CBR

Remar
O projeto totalmente gratuito, que beneficia 30 alunos da rede municipal, envolve a Prefeitura, o Centro Português, a UFPel, o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com o apoio do Grêmio Náutico União. Em março, foi firmado um convênio entre o Centro Português e o Flamengo – referência nacional na modalidade – que prevê a federação dos participantes do ‘Remar para o Futuro’, a partir dos 17 anos, que alcançarem indicadores de excelência nos treinos.

Texto: Luiza Meirelles
Fonte: pelotas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *