20ª Via-Sacra Encenada em Pelotas

A exemplo de anos anteriores, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está à frente das ações de logística que envolvem a realização da 20ª edição da Via-Sacra Encenada, da Comunidade Eclesial Trindade, na Cohab Tablada. A Secult vem coordenando os esforços das demais secretarias envolvidas, buscando atender, de pronto, às solicitações dos organizadores do evento, que desde 2009 é parte integrante do Calendário Oficial de Eventos do Município – a inclusão da festividade se deu por meio da Lei 5.558, sancionada em abril daquele ano.

df4b00afd421f28172ee19be90a550f4Dentre as secretarias envolvidas com a logística do evento estão a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), que realiza a limpeza dos logradouros e a revisão da iluminação pública e cênica, por intermédio do Departamento de Iluminação Pública (DIP); a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), que desde o início desta semana vem realizando o trabalho de poda de árvores, e a Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito (SSTT), responsável por disciplinar o trânsito no local da festa e fechamento de logradouros.

Segundo o coordenador do evento, Henrique Ferreira Levien, a colaboração do poder público municipal tem sido fundamental. “A Via-Sacra Encenada está em sua vigésima edição e desde sempre recebeu apoio do poder público. Todos os anos a Comissão Organizadora se reúne com o prefeito e o secretário de Cultura, levando nossas demandas, e somos prontamente atendidos. Há dois anos, por proposição da própria Prefeitura, o evento passou a fazer parte do Calendário Oficial do Município, o que firma nossa posição como a terceira maior encenação da Via-Sacra do Estado”, comentou ele.

A festividade acontece no dia 22 de abril, a partir das 19h30 e deve reunir um público estimado em 10 mil pessoas, além de excursões oriundas de diversos municípios da região. A encenação da Paixão de Cristo, composta por 15 estações, percorrerá o seguinte itinerário: saída da rua Leopoldo de Souza Soares (em frente à Escola Dr. Antônio Leivas Leite), entre a rua Duque Estrada e Tomás Flores; Tomás Flores entre Leopoldo de Souza Soares e Augusto de Carvalho, sentido bairro-Centro; rua Augusto de Carvalho, entre a Tomás Flores e Visconde de Pelotas; Visconde de Pelotas, entre a Augusto de Carvalho e Manuel Lucas de Lima, sentido bairro-Centro.

Fonte: pelotas.com.br

Sobre Deco Rodrigues 6229 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.