Aberta convocatória para a Fête de la Musique 2018 em Porto Alegre

0
305

Mantenedores

Músicos profissionais e amadores podem se inscrever até 29 de maio.

Convocatória FDLM 2018A Aliança Francesa de Porto Alegre abre a convocatória para músicos, amadores ou profissionais, participarem da Fête de la Musique 2018, evento musical para todos os gêneros, idades e níveis sociais. O evento, que começou na França nos anos 1980 e hoje acontece no mundo todo, tem como principal característica a abertura a todos os gêneros e estilos musicais. Podem participar tanto orquestras e bandas sinfônicas, como grupos de rock, jazz, reggae, música popular e tradicionalista. Uma de suas marcas é a abertura e democratização na cena da cultura musical, uma vez que artistas de diversos gêneros, conhecidos ou desconhecidos, profissionais ou amadores, apresentam-se com o objetivo de difundir e fomentar a música.

Mais de 120 países e 340 cidades instauraram a Fête de la Musique no seu calendário anual. Desde 2016, Porto Alegre é um desses locais. A Aliança Francesa fará uma seleção de músicos que participarão das apresentações na quinta-feira, 21 de junho, em diversos pontos culturais da cidade. As inscrições devem ser feitas até 29 de maio de 2018, e o formulário pode ser encontrado no site www.afpoa.com.br.

Em Porto Alegre
Na capital gaúcha, a Fête de la Musique vai contar com uma programação que promete movimentar a cidade em alguns dos seus principais pontos culturais. Farão parte do Mapa da Música: Aliança Francesa Moinhos de Vento & Zona Sul, Aldeia, Espaço Cultural 512, Espaço 373, Kamão, Quintal Cultural, Suzanne Marie Gastronomia e Von Teese.

Fête de la Musique
A Fête de la Musique, implantada pelo Ministério da Cultura francês em 1982, ocorre todos os anos no dia 21 de junho. A data marca a passagem simbólica do solstício de verão no hemisfério norte. Atualmente, a Fête de la Musique tem dimensões mundiais.

Além do ecletismo de seus palcos, outro aspecto relevante da festa é o acesso de pessoas pertencentes às diversas camadas socioeconômicas e com identidades culturais distintas e plurais. A festa ocorre preferencialmente ao ar livre ou em locais que não são originalmente destinados a shows, como museus, restaurantes e bibliotecas, entre outros.

Fonte: Julia Assef

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA