Adaptação de Obra de Carpinejar “Filhote de Cruz Credo” no Sete!

dsc00061O espetáculo teatral infantil “Filhote de Cruz credo” é inspirado no livro de Fabrício Carpinejar: “Filhote De Cruz-Credo: A Triste Historia Alegre De Meus Apelidos”. Além do livro, o diretor da peça Bob Bahlis adaptou outros textos de Fabrício, em que o poeta lembra-se da infância. O espetáculo infantil mostra a prática do Bullying, dentro e fora da escola, e retrata a infância do escritor e poeta Fabrício Carpinejar, que sofreu de Bullying durante boa parte da infância. O bullying na maioria das vezes é uma prática quase invisível aos olhos dos adultos, pois quando praticado pelas crianças é às escondidas.

dsc00113Esta peça teatral imita a vida e nos faz ver e conhecer um pouco mais sobre o bullying, cada vez mais praticado na nossa cultura. Partindo da idéia que a infância às vezes pode ser muito triste, principalmente pra quem é perseguido por um colega, ou uma turma, o espetáculo traz uma atmosfera gótica, com imagens sombrias. É um espetáculo infantil com uma pitada de humor negro, combinado com uma estética dark. Assim como no livro, a peça mostra a história quase autobiográfica de Fabrício Carpinejar e de tantas outras pessoas, que quando criança, tiveram vergonha de um apelido. Para evitar chacotas, Fabrício preferia ficar desenhando sozinho durante o recreio na sala de aula. Essa implicância comum entre as crianças é narrada com humor, sem, no entanto maquiar a angústia que ela causa.

A peça aborda o “Bullying”, um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo, ou um grupo de indivíduos (a turminha lá da escola). O objetivo? Intimidar outro indivíduo (Fabrício), incapaz de se defender. A história se passa neste circo de horrores, narrado por um apresentador dark. No plano estético, tem-se a temática Expressionista, fantástica, sobrenatural; névoa, neblina, fumaça; preto x branco / luz x sombra; surrealismo; terror cômico; humor irreverente; heróis problemáticos, estranhos e incompreendidos … No final, o personagem consegue reagirfilhotinho de modo surpreendente e, sem precisar brigar com ninguém, consegue o respeito dos colegas além da menina mais bonita da escola. No elenco está a jornalista Laura Medina, apresentadora e editora chefe do Programa Vida e Saúde da RBS TV.

O quê: Filhote De Cruz Credo.
Quando: Dia 03 De Dezembro (Quinta-Feira)Onde: Theatro Sete De Abril, as 15h.!
Quanto: R$10,00.  Os ingressos começam a ser vendidos dia 24/11 na bilheteria do Theatro Sete de Abril. Contato p/ escolas: (51)92186068

Fonte: Theatro Sete de Abril
Fotos: Divulgação

Sobre Deco Rodrigues 6334 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.