Antonio Villeroy apresenta Samboleria de Bolso em Pelotas


DivulgaNo dia 19 de dezembro, Antonio Villeroy lança seu projeto Samboleria de Bolso, em Pelotas, com a participação do baterista Marquinhos Fê. O show ocorre no João Gilberto Bar e os ingressos antecipados podem ser adquiridos no local (rua Gonçalves Chaves, 430) ou na loja CD House (rua XV de Novembro 666), no valor de R$15,00.

Cantor, compositor e produtor musical, Antonio Villeroy é um dos autores brasileiros mais gravados na atualidade. Depois de Lupicínio Rodrigues é o gaúcho com o maior número de gravações na história da MPB. Além de seus próprios discos, suas canções podem ser ouvidas nas vozes de artistas como Ana Carolina, Gal Costa, Ivan Lins, Luiza Possi, Maria Bethânia, Maria Gadu, Mart’nália, Moska, Preta Gil, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello, Mario Biondi, Jesse Harris e muitos outros grandes nomes nacionais e internacionais.

 Atualmente, Antonio está em plena turnê de lançamento de seu mais novo disco, o elogiado SAMBOLERIA, lançado pela Sony Music, em 2014.

História

O show com banda completa estreou em junho de 2014 no Rio de Janeiro, depois seguiu por Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Florianópolis, voltando ainda duas vezes ao Rio, em agosto de 2014 e março de 2015 para apresentações lotadas.

Depois dessa série de shows, Antonio adotou um formato mais reduzido, batizado de SAMBOLERIA DE BOLSO, em que se apresenta acompanhado por Marquinhos Fê, considerado um dos melhores bateristas do Brasil na atualidade e um dos músicos que melhor domina o trabalho de Antonio. A interação dos dois é um dos pontos fortes do show que vem percorrendo diversas cidades brasileiras, incluindo uma dezena de municípios do interior gaúcho.

No repertório, além de músicas do disco novo, como Ponto com e Sem, (parceria com Moraes Moreira), Uni Duni Tê (parceria com João Donato), Te Vês Tan Bien (parceria com o colombiano Jorge Villamizar) e a canção título Samboleria, Antonio apresenta alguns hits de sua carreira, como Recomeço (da trilha da novela Em Família), Pra Rua Me Levar, Amores Possíveis e Una Loca Tempestad (em espanhol) e também canções ainda sem registro fonográfico, como Bicudinho e De Leve na Neve.

O disco, Samboleria, em que se baseia o repertório do show, apresenta uma forte ênfase em sambas e ritmos latinos, e conta com parcerias com João Donato, Moraes Moreira o americano Don Grusin, o cubano Descemer Bueno e o colombiano Jorge Villamizar. Como convidados especiais, além de Donato e Grusin, que tocam piano em suas respectivas composições, o CD ainda apresenta duos de Antonio com Mart’nália e com a cantora argentina Dolores Solá.

Carreira

Antonio começou sua carreira musical no início dos anos 80 em Porto Alegre. Possui sete CDs e um DVD autorais. Nesse 33 anos de labuta, levou sua música para todo Brasil e para diversos países das Américas, Europa e África, muitas vezes apenas acompanhado de seu violão, mostrando suas criações. Nesse formato já se apresentou para públicos de até 30 mil pessoas.

Suas criações são presença constante no cinema e televisão, em filmes como Sonhos Roubados, Amores Possíveis, Divã, Sexo Amor e Traição, Enquanto a Noite Não Chega e novelas da Rede Globo, Record, Band e SBT. Sua música From Ruins of a Town foi o tema principal do filme Neptune’s Rocking Horse do noaviorquino Robert Tate. Antonio Villeroy teve duas canções indicadas ao Grammy Latino, São Sebastião em 2005 e Rosas em 2007.

Além de sua língua de origem, ele também compõe e interpreta em francês, italiano, inglês e espanhol. Entre seus parceiros musicais estão os americanos John Legend, Jesse Harris, Don Grusin, Jeff Franzel e Eve Nelson, os italianos Chiara Civello e Antonio Galbiati, os africanos Lokua Kanza (Congo), Alune Wade (Senegal) e Blick Basse (Camarões), os latino americanos Descemer Bueno (Cuba), Jorge Villamizar (Colômbia) e Juan Carlos Perez Sotto (Venezuela) e os brasileiros Ana Carolina, João Donato, Ivan Lins, Seu Jorge, Elisa Lucinda, Jorge Vercilo, Bebeto Alves, João Nabuco e Eugênio Dale, entre outros.

Entre suas atividades paralelas, Antonio produziu, de 1996 a 2006, na cidade da Sanary sur mer, na França um dos maiores festivais de música brasileira da Europa, onde já se apresentaram nomes como Ana Carolina, Bebeto Alves, Carlinhos Brown, Chico Cesar, Da Guedes, Daniela Mercury, Dudu Nobre, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Gilberto Gil, , Jorge Benjor, Lenine, Luciana Pestano, Marcelo D2, Margareth Menezes, Milton Nascimento, Olodum, Paralamas do Sucesso, Renato Borghetti, Skank, e Trio Mocotó, entre muitos outros.