Dia do Circo inspira programação cultural gratuita em Porto Alegre

0
414

Mantenedores

Sessão de cinema e peça teatral tem temática circense, no dia 27 de março, com entrada franca em Porto Alegre.

Em comemoração ao Dia do Circo (27/03), o Sesc Centro/ POA preparou uma programação especial para o mês de março. A agenda Arte Sesc – Cultura por toda parte conta com sessão de cinema e apresentação de peça teatral, ambas com entrada franca, no dia 27/03. Confira, logo abaixo, a programação completa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2070, no site www.sesc-rs.com.br/centro e na página www.facebook.com/SescPortoAlegre.

Será exibido o filme “O Palhaço”, às 15h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). O longa-metragem conta a história de Benjamim, personagem interpretado por Selton Mello, e Valdemar, interpretado por Paulo José, formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança, achando que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Historias de Circo sem Lona - Foto Eduardo Fontoura
Historias de Circo sem Lona – Foto Eduardo Fontoura

Outra atração é o Grupo TIA – Teatro Ideia Ação (RS), com o espetáculo Histórias de Circo Sem Lona. As apresentações acontecem na Praça São Sebastião (Entre o Colégio Marista e Santa Casa), às 12h, e no Hall do Hospital da Criança Santo Antônio (R. Sarmento Leite, 77), às 15h. O espetáculo mostra as artimanhas de três palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. E é baseado em reprises e gagues dos palhaços tradicionais de circo.

Dia do Circo – Centro
27 de março

Filme: O Palhaço
Horário: 15h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Ingressos: Entrada franca
Direção: Selton Mello / 2011 – 90 min
Sinopse: Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
Classificação etária: 12 anos

Historias-de-Circo-sem-Lona-Credito-Tiemmy-SaitoHistórias de Circo Sem Lona
Grupo TIA – Teatro Ideia Ação (RS)
Horário: 12h – Praça Dom Sebastião ( entre o Colégio Marista e Santa Casa)
Horário: 15h – Hall do Hospital da Criança Santo Antônio
Sinopse: O espetáculo mostra as artimanhas de três palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia.
Baseado em reprises e gagues dos palhaços tradicionais de circo. Um palhaço apresentador (Stripulia) faz a ponte entre platéia e artistas. O segundo palhaço (Badanha) representa as grandes orquestras circenses e a palhaça (Fadiga) interpreta as atrações, fazendo uma alusão aos vários artistas que se apresentam nos circos. Os quadros são grandes números de enganação, mas que viram uma grande comunhão com o público, devido ao alto grau de simplicidade, ludicidade e, sobretudo, de cumplicidade que se estabelece.
Classificação etária: Livre

Ficha Técnica:
Realização: Grupo TIA
Dramaturgia: Grupo TIA
Direção: Marcelo Militão
Figurino e Maquiagem: Mariana Abreu
Adereços: Grupo TIA, Denise Ayres e Renan Leandro
Trilha sonora: Grupo TIA e Felipe Nunes
Elenco: Marcelo Militão – Mariana Abreu – Mário Ferrolho
Duração: 30min

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Fonte: ​Niágara Braga​ – Usina de Notícias

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA