Dia do Romualdo – Primeiro de Abril em Pelotas

O Instituto João Simões Lopes Neto promove neste primeiro de Abril – o popular dia da mentira – a terceira edição do Dia do Romualdo. O evento desse ano ocorrerá a céu aberto, no Parque da Baronesa, e contará com diversas atrações pra celebrar o personagem que ficou famoso por suas “lorotas” na obra do escritor pelotense.

Publicados originalmente em formato de folhetim no extinto jornal Correio Mercantil, os Causos de Romualdo foram reunidos e lançados em formato de livro no ano de 1952. Nesses contos o personagem Romualdo protagoniza relatos de estórias com temáticas campeiras que causam risos e incredulidade no leitor. A partir das 15h30 deste domingo poderemos presenciar alguns dos causos sendo apresentados pelo Grupo de Estudos Simoneanos.

O evento ainda contará com a apresentação do cantor nativista Alci Vieira Junior, mateada por conta da Erva-mate Invernada, e expositores do Piquenique Cultural. Os presentes ainda poderão ser contemplados com uma obra do J. Simões Lopes Neto, serão sorteados dois livros no dia.

Traga seu chimarrão e vá preparando seus ouvidos para as lorotas nessa tarde de literatura, tradicionalismo e arte. Como diria Romualdo: “quando sou centro dos terceiros, ah! então, sim, ouvidos haja, porque língua tenho e acontecimentos sobram! “

Mais informações podem ser encontradas na página do evento no facebook (procurar por: “DIA DO ROMUALDO”), onde também será sorteado brinde.

Sobre Deco Rodrigues 6731 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.