Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira em Pelotas RS

O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS acontecerá de 24 a 29 de abril de 2012, em vários espaços da cidade, com suas diversas atividades.

Dentre os locais já confirmados: Conservatório de Música – UFPel, Restaurante Liberdade, Bar e Champanharia João Gilberto, Theatro Guarany, Teatro COP-UFPel e Templo das Águas.

A necessidade de conhecimento e divulgação musical das mulheres, bem como da criação de um espaço de diálogo e troca de experiências para as brasileiras que atuam no meio musical foi o primeiro alicerce da construção do Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS.

A partir deste encontro, reunindo criadoras e interpretes, espera-se construir um espaço de debates, de trocas de vivências musicais e de experiências profissionais, questionando os espaços e fazendo considerações sobre a produção feminina na música popular.

Contemplando os espaços acadêmicos e os espaços culturais da cidade – o meio urbano e o rural -, a programação pretende a aproximação entre eles, incluindo atividades num espaço alternativo, O Templo das Águas, além de debates, oficinas, e shows em diversos espaços da cidade de Pelotas, proporcionando oportunidades de vivências e troca de experiências entre mulheres profissionais da música de diversas regiões do Brasil com o público/ambiente.

Ao mesmo tempo, compreendemos a atualidade das discussões sobre estudos de gênero e música, trazendo para a contemporaneidade o interesse do olhar para a produção musical feminina.

Entendendo que Pelotas é um centro cultural que vem destacando-se por suas atividades musicais, e compreendendo que a história da cidade vem sendo revisitada e atualizada para que, no presente, se mantenha como referência no circuito musical; justificamos como extremamente pertinente que um projeto desta natureza esteja sediado nesta cidade.

Homenagem
O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS, prestará homenagem permanente à obra e à figura de uma artista que fez sua vida e carreira na cidade de Pelotas. A cantora e compositora Ligiamar Brochado de Jesus, a Giamarê, foi e ainda é uma das principais figuras da música pelotense, pelas características peculiares de seu trabalho, como a ousadia e o talento para levar pelo Brasil um instrumento que é o símbolo da cultura negra de Pelotas: o tambor de sopapo.

O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS vem com a ideia de se tornar um evento fixo no calendário de Pelotas e da música popular no Brasil, e reconhecido pela sua importância enquanto evento que reúne e trabalha com elementos tão bem expressos por Giamarê em seu trabalho: o Ser e o Meio Ambiente com o qual ele se relaciona e o qual ele expressa.

Artistas
A seleção de artistas convidadas a participar do Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS, foi feita visando mulheres cujo o trabalho contemplasse a relação do feminino com o ambiente em que está inserido e como isso se expressa na música, no trabalho destas mulheres. Além disso, um fator primordial, foi escolher artistas com as quais pudéssemos realizar um intercâmbio cultural, também, com outras artistas gaúchas.

São 22 artistas de fora do Estado do Rio Grande do Sul:
• Alcione Alves (Instrumentista – MG);
• Alzira E (Cantora e Compositora – MS);
• Ana Cristina (Cantora – MG);
• Déa Trancoso (Cantora e Compositora – MG);
• Ione Papas (Cantora – BA);
• Lu Lopes (Arte-educadora, Cantora, Compositora e Palhaça – SP);
• Lucina (Cantora, Compositora e Terapeuta – MS);
• Mariana Baltar (Cantora – RJ);
• Marta Catunda (Pesquisadora e Compositora – MT);
• Banda Orquídeas do Brasil)
• Paula Pi (Bailarina e Musicista – SP);
• Socorro Lira (Cantora e Compositora – PB);
• Trio Simone Sou;
• Bianca Gismonti.

Artistas do Rio Grande do Sul.
-Loma Berenice Pereira
-Ana Mascarenhas
-Daniela Brizolara
-Denise Vargas
-Ju Vargas
-Marialba Torres
-Glorinha Caringi
-Fernanda Martins
-Cláudia Braunstein
-Luciane Casaretto
-Xana Gallo
-Isabel Nogueira
-Landa Ciccone
-Janete Flores
-Marcela Mescalina
-Nadna Nadija
-Nelson Coelho de Castro
-Possidônio Tavares
-Gilnei Oliveira
-Ricardo Portinho
-Jucá de Leon
-Zé Ricardo
-Marinho
-Coral Linguagem de Emoções
-Maria Conceição
-Sarah Brito
– Sonia Porto
– Jaqueline Pradie.

Apoios: UFPel, Conservatório de Música de Pelotas, Prefeitura Municipal de Pelotas, Theatro Guarany, Posto Cidadão Capaz, Turístika Operadora, Oncocentro, Rádio Com, Rass Escola de Música, Sintrajufe-RS, Coletivo Catarse, Bar e Champanharia João Gilberto.

Contamos com a presença de toda a comunidade para construirmos esse Encontro que será um marco na história da música popular brasileira.

Organização
Janete Flores, Isabel Nogueira e Landa Ciccone

Contato
jamilhaoflores@hotmail.com
(53)81185315
(53)32285269

Sobre Deco Rodrigues 6376 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.