Filme ‘O ódio’ encerra Ciclo A Filosofia e o Cinema Político nesta sexta(17)

O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Político” chega ao seu término. Após a exibição de 27 obras cinematográficas, capazes de trazer ao público os grandes conflitos da humanidade ocorridos após a Revolução francesa, nesta sexta-feira(17) será apresentado o filme “O ódio”, de Mathieu Kassovitz. O Ciclo, que começou tematizando a França como país colonizador (A batalha de Argel), que abriu o Segundo Ato com a temática da Revolução francesa (Danton e o processo da revolução), agora finaliza, tendo novamente a França como foco.

45x2fvk8Trata-se de uma obra que mostra o subúrbio francês na atualidade, e que nos faz pensar sobre as raízes da intolerância a partir de uma perspectiva política, social, cultural e econômica. Duzentos anos após a Revolução que pretendia estabelecer um regime de “Liberdade, igualdade e fraternidade”, continua atual a máxima escrita por Chamfort, filósofo e moralista francês: “Os pobres são os negros da Europa”. Após a sessão, haverá debate. Para encerrar o I Ciclo de Cinema, haverá um coquetel de confraternização.

Agradecimentos
Desde já, o coordenador do projeto agradece o apoio da Universidade da Universidade Federal de Pelotas, do Centro de Integração do Mercosul, da Fundação Simon Bolívar, do Núcleo de Estudos Fronteiriços, bem como do Departamento de Filosofia, do Instituto de Sociologia e Política e do Escritório Experimental de Arte e Design da UFPel. Em especial, agradecimentos ao Reitor Antonio Cesar Borges, ao presidente da Fundação Simon Bolivar, Geraldo Fonseca, à coordenadora do Centro de Integração do Mercosul, Maeve Vieira, aos professores doutores Álvaro Barreto e João Hobuss, bem como aos jornalistas Carlos Cogoy, Luiz Carlos Vaz, Vera Lopes, Amanda Santo, aos integrantes da RadioCom 104.5 e a todas as pessoas não nomeadas aqui mas que, direta ou indiretamente, contribuiram para a realização do Projeto.

O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação de Luís Rubira, foi desenvolvido ao longo do ano, em todas as sextas-feiras às 20h no Centro de Integração do Mercosul, com entrada franca.

A programação completa está disponível na página da UFPel (na AGENDA):
http://www.ufpel.edu.br/

Sinopse: O ódio (La Haine, 1995, França). Direção: Mathieu Kassovitz. Com: Vincent Cassel, Hubert Koundé, Said Taghmaoui, Abdel Ahmed. Dez anos antes da revolta que explodiria nos subúrbios de Paris (2005), na qual interviria o então ministro do interior Nicolas Sarkosy, Mathieu Kassovitz abordava os conflitos raciais que sofrem os imigrantes na França. A incompreensão entre os povos, que ocorre em qualquer parte do mundo. 96min.

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.

Sobre Deco Rodrigues 6230 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.