Grupo Avante! no Conservatório de Música!

622_thumb

Formado por cinco jovens compositores em Porto Alegre, o grupo Avante! Realiza  concerto nesta quinta-feira (19) no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas para o lançamento de seu primeiro CD. Entre os integrantes da banda está Bruno Ângelo, pelotense formando do curso de Composição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas iniciou seus estudos de Piano em Pelotas.
O CD apresenta uma diversidade estética que busca inspirações em diversas fontes: Sexteto (Bruno Alcalde) é concebida como trilha de uma película imaginária, estabelecendo um jogo entre diálogos instrumentais e fragmentação; Impressões sobre a Morte (Leonardo Cardoso) se baseia em poemas que versam sobre a experiência da morte, escritos por autores de várias nacionalidades; Música Para Piano e Eletroacústica (Rafael de Oliveira) integra paisagens sonoras à música eletrônica mista, onde execução instrumental e base gravada se completam a partir do intercâmbio de gestos e sonoridades; Noite e Dia: Desconstruídos (Felipe Faraco) faz um comentário sobre a sala de concerto enquanto tecnologia de escuta, através de citações e recursos cênicos; Teias (Bruno Angelo) é um exercício de texturas, um jogo de densidades estabelecido a partir de variações e recorrência de idéia musicais.
O ponto em comum entre as propostas é a percepção de que na época atual já não há mais regras nem imperativos estilísticos ou formais, mas sim recursos a serem confrontados e amalgamados livremente. Contando inclusive com roqueiros entre os seus integrantes, o desafio é levar vivências de um ambiente para outro, incorporando técnicas e procedimentos não apenas em nível de citações literais, mas através de um pensar composicional: concisão, intercâmbio de escutas, instrumentação e postura frente a novas mídias.
Patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural (através da lei Rouanet), o projeto inclui também concertos de lançamento em diferentes cidades do RS, escolhidas por se tratarem de pólos no ensino universitário de música no estado.
Hoje o público poderá conhecer uma parte de um conjunto de composições que envolve várias formações como quarteto de cordas, clarinete, baixo, piano e viola, grupo de câmara com instrumentos variados, piano eletroacústico, com gravações eletrônicas, piano solo e piano a quatro mãos.

Programa
Leonardo Cardoso – Impressões sobre a morte (versão para piano solo)
Bruno Alcalde – A caixa de Arquimedes
Felipe Faraco – Vítima habitual
Bruno Ângelo – Teia nº 1
Rafael de Oliveira – Música para piano e eletroacústica

O quê: Concerto de lançamento do CD do grupo Avante! com o pianista Paulo Bergmann

Quando: dia 19 de novembro(quinta-feira), às 20h.

Onde: Conservatório de Música da UFPel (rua Félix da Cunha, 651), com entrada franca.

Isis Araújo – Equipe e-Cult

Sobre Deco Rodrigues 6119 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.