Hatha Yoga: Prática coletiva no Centro de Artes em Pelotas

O projeto AfinaSul, dentro da programação dos 97 anos do Conservatório de Música da UFPel, promove no Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, nº 65, sala 102), no dia 14 de outubro, prática coletiva de Hatha Yoga conduzida por Angélica de Brum Farias. Professora de yoga desde 1999, com formação em Hatha Yoga e Vinyasa Yoga pela escola Bijam de Porto Alegre, estudou também com Pedro Kupfer e Mário Reinert. Mantém a escola Moksha em Pelotas e continua semanalmente seu aperfeiçoamento com a professora Jamile Ansolim (Bijam). A iniciativa, surgida da percepção da enorme afinidade entre o yoga e as artes, é do professor Guilherme Tavares (coordenador do projeto e praticante de yoga na escola Moksha).

O Hatha Yoga trata-se da linha tradicional, da qual derivou a maior parte das outras modalidades de yoga. Essa prática combina relaxamento, meditação, técnicas de respiração com alongamentos em proporções equivalentes. A sequência de posturas equilibra força e flexibilidade, sendo variada a cada aula e respeitando as necessidades e possibilidades dos alunos. É recomendada para pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, mesmo que tenham problemas de saúde. Normalmente mais passiva, é uma prática lenta que enfatiza exercícios simples de respiração mas que exige permanências em posturas por períodos mais longos; é fisicamente menos exigente do que os estilos dinâmicos. Normalmente a atenção é concentrada no corpo e na respiração lenta.  Esse tipo de yoga tem ritmo lento e gentil e é bom para iniciantes. A prática regular costuma promover o bem estar físico, mental e espiritual e o despertar da consciência em um nível mais amplo. Nas palavras da professora Angélica: “Para mim é uma forma de ver a vida. Eu pratico yoga quando cuido da minha saúde, quando me relaciono com as pessoas, na forma de olhar e em cada gesto. O yoga não está somente no corpo, ele faz parte de um todo; só é preciso ser despertado dentro de cada um.”

As inscrições estão abertas na secretaria do Conservatório de Música para duas turmas, uma das 9h às 10h e outra das 10h30 às 11h30. A ideia é promover um contato inicial com essa técnica milenar, no intuito de impulsionar o autoconhecimento dos participantes.

O quê? Prática coletiva de Hatha Yoga com a prof. Angélica Farias, em comemoração aos 97 anos do Conservatório de Música da UFPel.
VAGAS: estão disponibilizadas 30 vagas, divididas em duas turmas de 15. A primeira prática ocorrerá das 9h às 10h e a segunda das 10h30 às 11h30.
Quando? 14 de outubro.
Onde? Centro de Artes da UFPel – Álvaro Chaves, nº 65, sala 102
Como? Inscrições no Conservatório de Música da UFPEL (Rua Felix da Cunha, 651, telefone 3222-2562), nas segundas, terças e quartas (das 13h30 às 16h30) e nas quintas das 13h30 às 15h. Tratar com Eliane, até o dia 13/10.
Quanto?  R$ 10,00 para a comunidade e R$ 5,00 para alunos e professores do Centro de Artes da UFPel (mediante apresentação de comprovante de vínculo com a UFPel).
Obs.: Alunos do projeto de extensão AfinaSul são isentos de qualquer taxa.
Apoio: ASSAMCON (Associação dos Amigos do Conservatório de Música), Moksha Escola de Yoga e Centro de Artes da UFPel.

Sobre Deco Rodrigues 6165 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.