Inscrições para cursos do 7º Festival Internacional Sesc de Música abrem nesta quinta-feira (16/06)


IV Festival Internacional SESc de Música Pelotas-RS Quinteto de Metais no Chafariz das Nereidas Foto: Flávio Neves

Evento será realizado entre 16 e 27 de janeiro de 2017, em Pelotas, e oferece 23 classes formativas.

As inscrições para os cursos formativos do 7° Festival Internacional Sesc de Música, programado para acontecer entre 16 e 27 de janeiro de 2017, na cidade de Pelotas, abrem nesta quinta-feira (16/06). Os alunos podem se inscrever para uma das 23 opções de classes até o dia 17 de julho, pelo site www.sesc-rs.com.br/festival (aba “Alunos”). Na noite da última sexta-feira-feira (10/06), o evento foi lançado na Fenadoce, em Pelotas, em solenidade que contou com a presença de autoridades do governo municipal, convidados e imprensa.

IV Festival Internacional SESc de Música Pelotas-RS Quinteto de Metais no Chafariz das Nereidas Foto: Flávio Neves
IV Festival Internacional SESc de Música Pelotas-RS
Quinteto de Metais no Chafariz das Nereidas
Foto: Flávio Neves

Os alunos podem optar por uma das seguintes formações: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé e Corne Inglês, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão, Violão Clássico, Canto Lírico, Piano, Composição, Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica. Entre as modalidades de inscrição estão: aluno bolsista integral (recebe hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação), aluno bolsista parcial (recebe alimentação – almoço e janta) e aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas (a seleção dos alunos para essas vagas são de responsabilidade da UFPel). A lista de alunos selecionados será divulgada no dia 18 de agosto de 2016.

Segundo Evandro Matté, diretor artístico do Festival de Música, a programação contará com recitais de música de câmara, recitais de alunos e de professores, concertos na comunidade e grupos convidados, e no encerramento será encenada a cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com participação de orquestra, coro adulto, coro infantil e solistas. “Com equilíbrio entre qualidade, gestão, diversidade e educação, o Festival pretende se destacar não somente como um dos mais importantes festivais de música, mas também como um evento de grande amplitude cultural e social, contribuindo para a solidificação das ações culturais do Sesc/RS em nosso Estado e contribuindo para a desenvolvimento cultural da cidade de Pelotas e do Rio Grande do Sul como um todo”, explica Matté.

O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. “Entregar esta nova edição reforça o importante trabalho de formação que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. Trabalho esse que leva mais cultura à população em todos os cantos da cidade e permite a troca de experiência entre profissionais de diversos países e alunos, que a cada ano enxergam o Festival como uma referência de qualidade na área”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.

Já consolidado no cenário cultural de Pelotas, o evento contou, na sua última edição em janeiro de 2016, com 450 profissionais envolvidos ao todo, entre alunos, professores, músicos e técnicos, que tiveram 17 países e 18 estados brasileiros representados.

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 16 a 27 de janeiro de 2017, em Pelotas.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

– 21 países representados no grupo de professores.
– Mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.
– 43 espetáculos gratuitos (09 concertos no Theatro Guarany, 02 espetáculos nos palcos externos, 08 recitais de alunos, 09 concertos de Música de Câmara e 15 recitais na comunidade).
– 23 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.
– A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.

Fonte: Usina de Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*