Internacional Jazz Day 2018 no Parque Una em Pelotas

0
1664

Mantenedores

Pelotas recebe neste dia 30 de abril, segunda-feira, grupos de jazz da melhor qualidade durante o Jazz Day 2018, pós 19h no Parque Una.

Arquivo Internacional Jazz Day Pelotas
Arquivo Internacional Jazz Day Pelotas

Nessa edição o Jazz Day, como evento Internacional, acontece concomitante em mais de 180 países, contando com Transmissão ao Vivo Via Web, uma das frentes de trabalho principal do jazz day pelotas, tendo em vista a descentralização e a articulação em rede do Dia International Jazz Day, e desta forma contribuir para Pelotas se integrar na cena jazzística glocal (Local e Global).

Internacional Jazz Day Pelotas
Quando? 30 abril de 2018 – Segunda-feira
Onde? Parque UNA – Pelotas RS
Hora? das 19h a 0h
Entrada Franca

Show com as bandas
Kiai
Ilusionismo Sonoro
Satolep Jazz

Após Jam Session
Onde? Porto Santo
Hora: pós meia noite
Entrada? 15 reais
topoInternacional Jazz Day
Em novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) designou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz, a fim de destacar o jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do globo.

O Dia Internacional Jazz é presidida e dirigida por Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, e o lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, que serve como um embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e Presidente do Instituto de Jazz Thelonious Monk.
O Instituto é a organização sem fins lucrativos e responsável pelo planejamento, promoção e produção desta celebração anual.

Objetivo
Dia Internacional Jazz reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, acadêmicos e entusiastas do jazz em todo o mundo, para celebrar e aprender sobre jazz e suas raízes, sensibilizar para a necessidade de um diálogo intercultural e a compreensão mútua, bem como reforçar a cooperação e a comunicação internacional. Assim todos os anos, em 30 de Abril acontece no mundo todo esta forma de arte internacional, reconhecida por promover a paz, o diálogo entre as culturas, diversidade e respeito pelos direitos humanos e da dignidade humana; erradicação da discriminação; promoção da liberdade de expressão; promoção da igualdade de gênero; e reforçar o papel da juventude na promulgação de mudança social.
As Nações Unidas e UNESCO agora ambos reconhecem o Dia Internacional de Jazz em seus calendários oficiais.

Internacional Jazz Day Pelotas

2015
Em 2015 no dia 30 de abril Pelotas passa a integrar o Dia Internacional do Jazz. O Jazz Day Pelotas que aconteceu no largo do Mercado Central de Pelotas. Encontro considerado um dos mais importantes eventos da América Latina e Brasil, reconhecido pela coordenação internacional do evento, por ter envolvido uma diversidade de músicos e bandas locais de Pelotas, Região Sul e do Uruguai. O Jazz Day Pelotas na mesma perspectiva proposta pelo Dia Internacional do Jazz, garantiu uma diversidade de gêneros musicais, diversos jazzistas e produtores culturais, dentro do conceito original do jazz.

2016
Novamente no dia 30 de abril de 2016 realizamos a Segunda Edição Pelotense do Jazz Day Pelotas, nesta edição a proposta foi ampliar um pouco mais o Jazz Day Pelotas de 2015, mantendo as bandas que participaram em 2015 (6 bandas), e ampliando com mais duas apresentações uma do RS e Outra do Sergipe. Em 2016 ampliamos as atividades do International Jazz Day Pelotas, realizando oficinas de Jazz durante a semana que antecedeu o Dia Internacional do Jazz (30 de abril), com o Músico Claudio Sanders. Também no dia 29 de abril no espaço cultural Diabluras Gastronômicas que a uma década vem apoiando a cena do jazz em pelotas, houve uma jan Session com os Músicos Claudio Sanders de Porto Alegre – RS e Tacer Berindruns de Lagarto – SE, junto com o Clube de Jazz de Pelotas e Celso Krause e Trio
(veja como foi https://www.youtube.com/watch?v=2NGTB4BdD2A).

2017
Em 2017 novamente dia 30 de Abril realizamos a Terceira Edição do Jazz Day Pelotas, estando formalmente vinculados ao INTERNATIONAL JAZZ DAY.
Se manteve o mesmo formato dos anos anteriores (Oficinas, Jans Sessions de Abertura e Shows no Mercado Público), mantendo algumas das bandas que participaram das edições 2015-2016 e abrindo espaço para outros sultaques, e assim, manter seu caráter Binacional (Brasil – Uruguai) também nesta edição.

2018
Nessa edição o JAZZ DAY como evento Internacional e acontecendo concomitante em mais de 180 países, teremos na Transmissão ao Vivo Via Web uma das frentes de trabalho principal do jazz day pelotas, tendo em vista a descentralização e a articulação em rede do Dia International Jazz Day, e desta forma contribuir para Pelotas se integrar na cena jazzística glocal (Local e Global).

Celebrem, apreciadores da boa música: Pelotas está confirmada no roteiro do International Jazz Day 2018. Não poderia ser diferente. A Princesa do Sul abre suas portas para receber atrações que prometem regar o dia 30 de abril com jazz da melhor qualidade, valorizando o intercâmbio cultural e o apreço por esse estilo que move a alma e toca o coração de pessoas em todo mundo. Viva o Jazz. Viva o Jazz Day em Pelotas!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA