Matrizes / Matizes de Janaína de Lima em exposição no Espaço Contra a Parede


Foto: Divulgação

Acontece na próxima terça-feira, 06 de março, às 19h, no Espaço Contra a Parede, da Barber Shop, a abertura da exposição “Matrizes / Matizes”, com trabalhos fotográficos de Janaína de Lima.

A mostra seguirá em exposição aberta ao público a partir do dia 07 de março, no horário de funcionamento da casa.

Nesta mostra, a artista traz uma série de fotografias que evidenciam a diversidade e a força da mulher, as matrizes. Durante o vernissage, acontece uma performance de dança do Grupo Sinais, dança cigana, reverenciando o poder e a energia da mulher.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Privilegiando a poética da imagem do feminino em seus contextos sócio/culturais, traço aqui uma linha, (alinhavo), que está para além de um espaço e de um lugar, mas nas ruas. Mulheres que se colocam com propriedade e beleza peculiares em suas rotinas. Quem se desloca é a artista, na busca desses flagrantes do feminino, em qualquer lugar, relacionando o corpo feminino, à “paisagem/cenário” e ao momento onde estão inscritos. O corpo matriz, que gera, que dança, que trabalha, que celebra, que contempla, o corpo/ matriz que acolhe. Os matizes, por conta do olhar da artista, estão no colorido destas imagens e principalmente dão o tom e a intensidade do poder e da beleza do feminino”, descreve a curadora do evento, Helenice Porcella.

Janaina de Lima -  Foto: Fernando Souza Neto
Janaina de Lima –
Foto: Fernando Souza Neto

A artista
Natural de Porto Alegre, RS. Com formação em Artes Visuais (ULBRA), pós-graduação em Fotografia (FEEVALE) e extensão em Litografia (IA/UFRGS e Atelier Livre da Prefeitura). Com participação em exposições individuais e coletivas em Porto Alegre, Canela/RS e Argentina (Buenos Aires, Quilmes), tendo como tema questões de memória afetiva e identidade, e seguindo com a pesquisa da fotografia impressa no tecido por sublimação. A utilização do tecido como suporte para impressão das imagens remete à memória de infância, onde a costura permeava as relações afetivas das mulheres da família. Mãe, tias, primas, ou seja, o ritual da costura alinhavava os assuntos femininos.

Exposição “Matrizes / Matizes”
com trabalhos fotográficos de Janaína de Lima

Abertura: 06 de março, às 19h
Visitação: a partir de 07 de março a 07 de abril de 2018, de segunda a sábado, das 09h às 20h
Local: Espaço Contra Parede, na Barber Shop
Endereço: Av. Independência, 747 – Independência, Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3311.4323

Fonte: Mariangela Amorim – Amorim Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*