Professor Arteiro: Ator gaúcho Thairone Dorneles estreia no SESC Cultura ConVida

Divulgação

Natural de Canguçu, professor Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas, Thairone Dorneles estreia com A lenda do João-de-Barro nas contações de história do SESC Cultura ConVida, nesta segunda-feira, 17 de agosto, às 10 horas.

A apresentação poderá ser vista no site do SESC Cultura ConVida e também via canal do Sesc Brasil no YouTube. “A lenda do João-de-Barro” foi uma das 470 propostas selecionadas no Edital SESC Cultura ConVida, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

O edital contou com mais de 15.000 inscrições e dentre os selecionados, 10% são da região sul do país. Thairone Dorneles representará a sua cidade natal Canguçu e Pelotas onde reside desde 2014, quando iniciou seus estudos em licenciatura em teatro na Universidade Federal de Pelotas.

A Lenda do João-de-Barro
Uma lenda tradicional indígena, dos povos Guaranis, nativos do Sul do Brasil, e a escolha por essa história se deu pela necessidade do resgate da cultura literária popular, sobretudo pela importância da valorização e visibilidade dos costumes e da cultura dos povos indígenas que constantemente são atacados e têm seus direitos violados. De acordo com Thairone, a história busca apresentar um pouco da diversidade étnico-cultural, característica do Sul do Brasil, representada pelos aspectos tradicionalistas da personagem Vó Selma, gaúcha que conta histórias à beira do fogão a lenha e dos povos ameríndios, nativos ancestrais destas terras.

A obra é estruturada a partir de métodos de contação de história como o teatro de bonecos e o teatro de sombras, alinhados a interdisciplinaridade entre diferentes ramos da arte, como teatro, a música, as artes visuais e o cinema. Todo trabalho de pesquisa, concepção de roteiros e dramaturgia, composição de canções originais inspiradas em ritmos indígenas, confecção de bonecos manipuláveis, figurinos, cenários físicos e digitais, captação e edição de vídeo foram realizados por Thairone, em um pequeno estúdio improvisado na sala de sua casa.

Em sua equipe estão o músico e compositor Gustavo Baldi, também responsável pelas canções e seus arranjos, além da produção de toda sonoplastia da obra, direção-geral de áudio e dublagem do personagem Pajé; e a cantora Izabella Camila Santos, responsável por dublar a personagem Iandê. Thairone interpreta a vó Selma protagonista e contadora da história, realiza a dublagem do personagem Jaebé e interpreta as sombras de Jaebé e Iandê.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Histórias da vó Selma
Quadro do canal Professor arteiro criado pelo ator dramaturgo e professor de teatro Thairone Dorneles (Thairone Arteiro) em abril desse ano. O canal tem por objetivo oferecer conteúdos sobre teatro, sobretudo durante o período de pandemia de covid-19 que estamos enfrentando, na busca por facilitar o acesso ao conhecimento da linguagem teatral e suas vertentes.

Além do Professor Arteiro, protagonista do canal, outros dois personagens auxiliam na apresentação dos conteúdos: Jorginho – Um estudante aplicado que além de ser um amante de games, também adora o teatro; e a Vó Selma – uma doce senhora, avó do Professor Arteiro que, como boa gaúcha, adora cevar um mate ao lado do fogão a lenha enquanto conta suas histórias.

A Vó Selma acabou ganhando um destaque especial no canal e se tornou a contadora de histórias oficial do Professor Arteiro. Com doses de humor e muita música, ela conta histórias para todas as idades. O quadro Histórias da Vó Selma tem se destacado entre os editais de incentivo à cultura deste ano.

Recentemente, no Edital Sete Ao Entardecer Festival, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, a Vó Selma contou a história “Formiguita na Terra de Sal” que narra a história de duas pequenas formigas que deixam seu formigueiro no interior de Canguçu, para irem em busca da Terra de Sal (Pelotas) prometida.

O quadro também foi contemplado pelo edital FAC Digital RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a FEEVALE, e neste, a Vó Selma contará “A Caverna Encantada do Jaraú”, que deve ir ao ar nas plataformas digitais da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul entre setembro e outubro deste ano.

O artista Thairone Arteiro ainda foi selecionado em outros dois editais de incentivo à cultura da cidade de Pelotas. O Edital Cultural ADUFPEL, com o terceiro episódio do canal Professor Arteiro “O nascimento do teatro grego” e no Edital Canal Satolep com o curta-metragem “Fale Baixinho”.

Acompanhe nas redes sociais:
www.facebook.com/professorarteirooficial
Professor Arteiro no YouTube

A Lenda do João-de-Barro – SESC Cultura ConVida
Estreia de Thairone Dorneles no SESC Cultura ConVida
Quando? Segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Hora? 10h
Onde? site do SESC Cultura ConVida e também via canal do Sesc Brasil no YouTube
Sinopse: Jaebé é um guerreiro indígena que tem um sentimento bonito por Iandê. Para que os dois possam viver seu amor, Jaebé precisa vencer um desafio e provar que a fé e o amor tudo podem transformar.

Ficha técnica:
Dramaturgia: Thairone Dorneles
Bonecos e sombras: Thairone Dorneles
Dublagem: Gustavo Baldi, Izabella Camila Santos e Thairone Dorneles
Cenário e figurino: Thairone Dorneles
Música: Gustavo Baldi e Thairone Dorneles
Letras: Thairone Dorneles
Arranjos: Gustavo Baldi
Sonoplastia: Gustavo Baldi
Direção e edição de áudio: Gustavo Baldi
Direção e edição de vídeo: Thairone Dorneles

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6466 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*