Quartchêto comemora 15 anos de carreira com lançamento do novo disco no Theatro São Pedro


Foto: Jean Pierre kruze

O show dia 23 de novembro (quarta) apresenta composições incríveis, como a milonga “Não vou desistir de ser feliz”, de Geraldo Flach e músicas compostas pelo grupo em sua última turnê.

Foto: Jean Pierre kruze
Foto: Jean Pierre kruze

O grupo de música instrumental formado por Júlio Rizzo (trombone), Luciano Maia (acordeon), Hilton Vaccari (violão) e Ricardo Arenhaldt (percussão), quatro instrumentistas com larga experiência e muitos elogios, está lançando seu terceiro disco em comemoração aos 15 sólidos e frutíferos anos de carreira. O disco, que leva o nome da banda, será lançado dia 23 de novembro no Theatro São Pedro e os ingressos já estão à venda nas bilheterias do teatro.

O disco começou a ser preparado na turnê europeia de 2013. Lá Júlio (Rizzo) e Hílton (Vaccari) compuseram o primeiro tema, “Nachtigall”, homenageando o pássaro que não os deixava dormir e que invariavelmente cantava às 03h30 da madrugada. Neste tema, o solista é o passarinho, gravado ao vivo numa das noites insones. A segunda preciosa contribuição veio de Luciano (Maia), com o “Vanerão de Gibão”, que compôs na França minutos antes de entrar no palco. O disco inclui ainda um “presentão” do Geraldo Flach: a milonga “Não vou desistir de ser feliz” enriquece o disco com um belo improviso do pianista já falecido e que deu uma imensa contribuição à música gaúcha. Também figura neste trabalho a participação do mestre trombonista Raul de Souza em dois temas, dando toque mágico ao novo álbum.

E as novidades são muitas, algumas inusitadas, como inclusão no disco da “Dança Húngara nº 1” de Johannes Brahms, uma colaboração erudita do trombonista Julio Rizzo, que é também integrante da OSPA. Em 2015, na Alemanha, o Quartchêto experimentou pela primeira vez tocar a versão desta belíssima valsa, que acabou sendo um dos pontos altos do show. Mais tarde o grupo descobriu que naquele teatro onde estavam se apresentando, o próprio Brams apresentava- se e tomava cerveja no bar ao lado.

Com dois discos lançados e diversas premiações ao longo da carreira, o Quartchêto é reconhecido pela qualidade sonora e pela simbiose cultural da sua música, baseada na integração cultural campesina do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. A proposta musical da banda envolve ritmos folclóricos comuns à atualidade do Pampa, como a milonga, a vanera, o chote, o chamamé, a chacarera, o candombe e polca, ritmos regionais influenciados pela sonoridade dos vizinhos Argentina e Uruguai. Ao longo da jornada de 15 anos, o Quartchêto ganhou premiações como o Troféu Açorianos de Música – Disco do Ano, Melhor Disco Instrumental e Melhor Arte Gráfica com o trabalho do artista gráfico Mateus Grimm.

Acompanhe:
Instagram e Twitter: @quartcheto
Facebook: www.facebook.com/quartchetomusical

Show de lançamento do terceiro disco “Quartchêto”
Dia 23 de novembro (quarta), às 21h
Theatro São Pedro (Praça Mal Deodoro, S/Nº)

Ingressos:
60,00 plateia / 40,00 camarote central / 30,00 camarote lateral / 20,00 galerias
Meia entrada para idosos, estudantes e artistas e técnicos (carteira do SATED e OMB)
À venda nas bilheteria do TSP

Fonte: Bebê Baumgarten/ BD Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*