Quinteto Guitarreria no Teatro do COP em Pelotas

0
133

Mantenedores

O Quinteto Guitarreria, projeto de extensão (CA – PREC – UFPel), pretende levar ao público arranjos novos de músicas tradicionais do cancioneiro popular brasileiro e latino americano, o grupo está com show marcado para o dia 29 de outubro, sábado, às 21h no Teatro do COP (Alm. Barroso nº 2540, Centro –Pelotas).

O grupo é formado pelos acadêmicos: Davi Hackbart Covalesky (violão), João Alexandre Straub Gomes (violão), Maithan Knabach (violão), Mateus Porto (contrabaixo) e coordenado pelo prof. Thiago Colombo de Freitas (violão).

Em seu repertório atual, canções de Chico Buarque de Holanda e Vinícius de Moraes se mesclam a tangos famosos como La Trampera (do argentino Aníbal Troilo) e La Cumparsita (do uruguaio Gerardo Matos Rodrigues), clássicos da música instrumental brasileira, como Palhaço (de Egberto Gismonti) e hinos da música regionalista gaúcha, caso de Mate Amargo, Tio Bilia na Oito Baixos e milonga para as Missões (música de Gilberto Monteiro que consagrou Renato Borghetti na década de 1980).

O programa conta ainda com Duerme Negrito, canção de autor anônimo imortalizada nas vozes de Victor Jara, Athaualpa Yupanqui e Mercedes Sosa. Neste repertório o grupo explora diversas concepções de arranjo, indo da convencional transcrição (quando a música é apenas “traduzida” para a formação instrumental em questão) até ousadas misturas de candombes, milongas, rancheiras, harmonias simples e sofisticadas, contrapontos, percussões e o que mais a criatividade permitir (indo ao extremo de suscitar a dúvida de quem compôs a obra).

Nesta oportunidade o Quinteto Guitarreria realizará a estreia de um conjunto de peças de autoria do prof. Thiago Colombo de Freitas, especialmente elaboradas para o grupo.

O projeto ambiciona ainda desenvolver uma visão plural da música, oportunizando aos alunos uma aproximação com públicos variados e fomentando a preocupação com a balança entre as demandas musicais da sociedade e as ambições estéticas do aluno artista.

Ingressos antecipados diretamente com os integrantes do Quinteto Guitarreria.
R$15,00 (público em geral)
R$8,00 (classe artística, estudantes, professores, crianças e idosos)
Informações: (53) 84058997

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA