“Slut Walk” Pelotas realiza a Marcha das Vadias dia 10

Em meados de 2011, em uma Universidade de Toronto no Canadá, um policial palestrando sobre segurança, orientou as mulheres que parassem de vestir-se como “Vadias” para diminuir o índice de estupros dentro do espaço da Instituição de Ensino. A partir desta declaração a revolta foi imediata e as mulheres se organizaram e criaram a “Slut Walk”, ou em bom português, “Marcha das Vadias”. Em seguida, a Marcha foi organizada em diversas partes do mundo, como em Los Angeles, Chicago, Buenos Aires, São Paulo, Brasília, etc.

Desta Forma, a Marcha das Vadias vem para dizermos à sociedade que 15 mil mulheres são estupradas ao ano aqui no Brasil, que a cada 5 minutos 2 mulheres são estupradas no nosso país e que 80% dos casos de estupros são cometidos dentro de casa! O Machismo está ao nosso lado, dentro das instituições, do lar, das escolas, nas ruas! Queremos também combater e contestar a Sociedade e o Estado que ainda dizem que nós somos culpadas pelos casos de violência. A Sociedade deveria ensinar ao homem a não violentar, a não estuprar!

Diante da data de luta das mulheres, 8 de março, acrescida da quantia expressiva de marchas das Vadias ocorridas no ano que passou, pretendemos realizar na cidade de Pelotas a sua 1ª Marcha das Vadias no dia 10 de março de 2012, visando à denúncia das opressões e à rememoração das conquistas empreendidas pelas mulheres.

Neste sentido, viemos convidá-las(os) para unir forças nessa grande construção!

Todas e Todos na Esquina democrática, vulgo, Calçadão,Chafariz, às 11h no dia 10 de março!

Organização Marcha das Vadias – Pelotas : DCE UFPel – gestão Todas as Cores, Coletivo (Des) Construindo Gêneros , Instituto Mário Alves, RádioCom, Barricadas Abrem Caminhos, Levante!, Juntos e Levante Popular da Juventude!

Sobre Deco Rodrigues 6440 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.