Triunfo e Rio Grande recebem o projeto “Bonecos na Escola”

Foto: Grupo Pregando Peça/Divulgação

“Bonecos na escola” leva educação ambiental até as escolas, projeto conta com apresentações e oficinas para alunos de Triunfo e Rio Grande.

Foto: Grupo Pregando Peça/Divulgação
Foto: Grupo Pregando Peça/Divulgação

O Macaco Simão está chegando com muita cultura e ecologia! O trabalho é desenvolvido pelo grupo Pregando Peça, que faz parcerias com instituições educativas desde a sua criação, há mais de 30 anos, com o objetivo de proporcionar alternativas de lazer cultural para a comunidade escolar. O grupo é dos primeiros do Rio Grande do Sul que tem como foco principal a conscientização do uso dos recursos do planeta, como a utilização da água, um tema que é preocupação mundial na atualidade. “Bonecos na Escola” tem patrocínio da Braskem e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Rio grande do Sul.

As próximas apresentações acontecem em Triunfo e Rio Grande, nos dias 26, 28 e 29 de setembro. Os alunos vão receber “Rapunzel” e “O Macaco Simão e o Mistério do Rio”. A primeira é uma adaptação do famoso conto de fadas dos Irmãos Grimm, e Macaco Simão traz a história do rei do brejo e do rio, que precisa resolver um sério problema: a poluição do rio e a sujeira da floresta. O trabalho destaca a importância da preservação e conservação ambiental e as transformações necessárias que garantam a sobrevivência do planeta. As escolas interessadas em participar deverão entrar em contato com o Departamento de Cultura da Prefeitura de Triunfo e com a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Grande. O projeto, além de levar cultura e educação ambiental para as escolas, deixa um legado para o futuro do planeta: cidadãos conscientes.

A quarta edição do projeto “Bonecos na Escola” prevê 43 apresentações dos espetáculos de teatro de bonecos “Rapunzel” e “O Macaco Simão e o Mistério do Rio”, do Grupo Pregando Peça, de Santa Maria, e “A Bolha Luminosa”, do Grupo de Teatro Lumbra, de Porto Alegre. No cronograma há também duas oficinas e três workshops de teatro de sombras para alunos e público em geral, e onze oficinas de teatro de bonecos para professores, que serão realizados em 2017. Todas as atividades devem atender mais de dez mil pessoas, em diversos municípios gaúchos. A estreia do projeto aconteceu em Montenegro e Nova Santa Rita, no mês de agosto, e foi um sucesso!

Antes dos espetáculos os professores recebem informações para que possam fazer um trabalho prévio em sala de aula. Após as apresentações são desenvolvidas atividades relacionadas à peça, provocando o debate sobre o tema e a criação de resenhas, desenhos, confecção de bonecos, composições musicais, estimulando desta forma atividades lúdicas, criativas e de entretenimento.

“Rapunzel” em Triunfo
Data: 26 de setembro (segunda-feira)
Local: Teatro Municipal de Triunfo, 14hs e 15h30min
Contato para agendamento das escolas: (51) 3654-3059.

“O Macaco Simão e o Mistério do Rio” em Rio Grande
Data: 28 (quarta-feira) e 29 de setembro (quinta-feira)
Local: Teatro Municipal, 14h e 15h30min
Contato para agendamento das escolas: (53) 3233-4339.

Fonte: Otto Herok Netto

Sobre Deco Rodrigues 6376 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*