“Maria Clara” na Maratona Cultural de Florianópolis


Texto: @LuciahTavares

O público Florianopolitano, ou “os manézinhos” como se intitulam os nativos da bela ilha de Santa Catarina, e também os inúmeros gaúchos, paulistas, argentinos e pessoas dos mais diversos cantos do mundo radicados na mágica cidade, assim como turistas que estiverem pela capital catarinense no próximo fim de semana, poderão prestigiar a Maratona Cultural de Florianópolis.

Em meio a vasta programação a oportunidade do público de prestigiar o curta metragem Maria Clara (2012) de Leonardo Peixoto e render -se aos encantos da sétima arte produzida em outra bela cidade do sul do Brasil: a doce e bucólica Pelotas. Cenário de inúmeras produções do cinema e TV.

Na ótica do jovem cineasta, locações como a Praça Cel. Pedro Osório e o Colégio Gonzaga são transportadas para telona. Sem dúvidas o cenário ideal para dar a atmosfera requerida a uma história de amor inocente. 

MARIA CLARA
Maria Clara, personagem que dá nome ao filme é uma menina criada pela sua avó que principia a descobrir o amor enquanto vive a infância e a encantadora experiência da troca de correspondências.
Com roteiro de Eleonora Loner, o filme conta com um elenco mirim: Manu Schonhofen e Isabel Freitas, respectivamente, interpretam, ao lado de Vilma Loner, a personagem-título e sua melhor amiga.

As Filmagens ocorreram entre junho e julho de 2012, em pleno inverno gaúcho. E o filme teve sua estréia em 29 de novembro no Bistrô da SECULT em Pelotas. Tendo sido exibido também na Feira do Livro Regional de Novo Hamburgo, no IV BARRACINe na Barra do Chuí e estará sendo exibido em abril NO FESTin- Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa em Lisboa, Portugal.

O diretor diz que: “Essas exibições são muito representativas para todos da equipe por serem as primeiras participações dos filmes nos circuitos de festivais e mostras, que são as principais janelas de exibição de curta-metragem”.

E completa destacando que:


“No Brasil, os incentivos para o cinema se concentram na produção de obras, que depois de produzidas acabam chegando pouco ao público em geral, desta forma, começamos bem, atingindo um público diverso: indo do extremo sul do país à Europa.”

Sobre a importância de ter o filme exibido na Maratona Cultural de Florianópolis Peixoto diz: 

“É um evento grande, que movimenta toda a cultura de uma capital importante como Florianópolis, desta forma é muito gratificante poder levar o nosso trabalho para lá, é mais uma prova de que incentivar a produção cultural local pode render muitos frutos.”

Para ficar por dentro das exibições de Maria Clara acesse a página do filme no Facebook:
https://www.facebook.com/mariaclarafilme

A MARATONA CULTURAL
A maratona Cultural é o maior evento cultural de Florianópolis e acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de março. Neste ano serão 713 artistas, 237 atrações em 42 pontos da cidade e todas as atrações são gratuitas.

Vale conferir a programação completa:
http://www.maratonacultural.com 

E se estiver sem saber para onde ir no próximo fim de semana render-se a magia da ilha, da arte, da cultura e de Maria Clara! 

Serviço:
Maria Clara – Leonardo Peixoto – 15′ – Ficção – Livre
(dentro da programação da Maratona Cultural) 

Sábado – 23/03/2013 -15 h
Fundação Cultural BADESC
Rua Visconde Ouro Preto, 216 Centro
Florianópolis/SC

Domingo-24/03/2013- 15h30’
Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Florianópolis/SC

ENTRADA FRANCA
____
Luciáh Tavares é correspondente do e-cult Mídia Ativa, atriz profissional, dramaturga e blog writer. Cursou Bacharelado em Interpretação Teatral na UNIRIO- Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.