Anico Herskovits conquista Prêmio Jabuti pelo livro Cidade Imaginária e ministra curso de desenho em janeiro


A artista plástica Anico Herskovits, uma das principais gravadoras da arte contemporânea brasileira, conquistou no mês de dezembro o Prêmio Jabuti na categoria projeto gráfico, em terceiro lugar, pelo livro Cidade Imaginária. Também recebeu a indicação na categoria ilustração. Neste ano, em Porto Alegre, venceu o Açorianos de Literatura na categoria projeto gráfico e o Açorianos de Artes Plásticas no destaque em gravura.

O projeto do livro, que traz textos de Jorge Rein, é constituído por uma coleção de xilogravuras que, através de recortes à faca e dobraduras, tornam-se tridimensionais ao abrir as páginas. Cada gravura dialoga com um texto breve, que representa uma das possíveis leituras daquela imagem.

Foto: Cylene Dallegrave
Foto: Cylene Dallegrave

Acalentado há 15 anos pela artista, este projeto propõe uma visão diferenciada da tradicional xilogravura, através do tema da cidade imaginária, desde a chegada até a construção e a vida neste centro urbano. Em junho passado foi realizada uma exposição na Galeria Gestual apresentando o processo de trabalho adotado para a elaboração do livro, da pesquisa à execução.

Além da primeira edição, em off-set, praticamente esgotada, há uma edição artesanal, limitada, com as gravuras impressas e coloridas à mão, numerada e assinada.

No mês de janeiro Anico vai ministrar um Curso Intensivo de Desenho – DA OBSERVAÇÃO AO MODELO VIVO, no Atelier Clara Pechansky (Rua Henrique Dias, 109/03). Serão 9 encontros, de 12 a 28 de janeiro, às segundas, terças e quartas-feiras. As vagas são limitadas.
Informações pelo telefone (51) 3332-6959 ou [email protected]

imagem 05 cred cylene dallegrave

Fonte: Simone Lersch – Maestra Comunicação e Cultura

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*