Artesãos do projeto Bichos do Mar de Dentro têm agenda de eventos na região sul


Valorização é a palavra chave para o Projeto dos Bichos do Mar de Dentro 2010. Com o propósito de afinar esta idéia, estiveram reunidos na última semana, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Pelotas, artesãos e a consultora do Sebrae Cínara Garcia, afim de alinhar as próximas atividades do projeto e avaliar as peças que já estão em processo de confecção para nova coleção. As ações e planejamento estratégicos vêem sendo debatidos entre o grupo, que busca sempre a melhor forma de aperfeiçoamento e aceitação dos produtos no mercado. Segundo Cínara, a agenda dos artesãos já tem confirmado a participação em três eventos. O primeiro deles, “Café com Cultura”, acontece no dia 19 de maio, no auditório da Universidade Sebrae de Negócios (USEn), em Porto Alegre. O encontro é destinado aos responsáveis pelo setor de marketing das empresas gaúchas, visando a comercialização dos produtos da próxima coleção, em forma de brindes distribuídos pelas empresas. Segundo a consultora, as peças que agregam valor ecológico estão sendo as mais procuradas no momento. “Neste último ano, entre os distribuídos, as ecobags estiveram sempre em alta, muita gente aderiu à conscientização”, enfatiza.

Já  para o segundo semestre está prevista a participação na 18ª  Feira Nacional do Doce – Fenadoce, que acontece de 26 de maio a 13 de junho no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas. O Sebrae terá um grande estande destinado aos projetos de artesanato, com exposição e comercialização dos produtos. Além disto, está prevista uma Rodada de Negócios, onde serão convidados empresários da região sul, a fim de conhecerem a proposta e os produtos do Projeto, o evento ainda está com data e local a confirmar. De acordo com a consultora, esse tipo de encontro é um dos instrumentos de mercado mais eficazes para a promoção de negócios, usando a dinâmica de encontros empresariais com interesses complementares e afins. “Será um momento em que os empresários estarão dedicados a conhecerem os produtos do projeto”, explica. No encontro estiveram presentes representantes dos municípios de Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arroio Grande.

HISTÓRICO – Criado em 2006 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Bichos do Mar de Dentro este ano recebeu via Lei Rouanet, o aporte de R$ 200 mil em recursos do Instituto Votorantim, através da Fibria. A execução do projeto é coordenada pela Lahtu Sensu Administração Cultural em parceria com o Sebrae/RS.


Joana Porto Bendjouya
Jornalista – MtB: 13896
SATOLEP PRESS