Artistas de Pelotas na exposição Multitude em cartaz no Sesc Pompéia em São Paulo

Foto: Daniela Pinheiro

Instalação Interventiva Transitória Type Stove da Kinguio CasaArtStudio/ Daniela Pinheiro e Patricia Camelatto, na exposição Multitude, em cartaz no Sesc Pompéia – SP até o dia 10 de agosto.

Type Stove é um esqueleto de fragmentos abertos, um processo criativo que não se esgota na realização de um objeto.

Foto: Daniela Pinheiro

A instalação Interventiva Transitória Type Stove do coletivo Kinguio CasaArtStudio foi uma das obras selecionadas para entrar na exposição Multitude: quando a arte se soma a multidão. Multitude é um acontecimento de arte contemporânea em contínua expansão que dialoga com o conceito de multidão de Antonio Negri e Michael Hardt, envolvendo obras, pensamento e ações em uma exposição internacional de arte contemporânea: “ Reunimos artistas e pesquisadores que abordam a multidão de modo analogamente singular, propondo um campo de pensamento artístico que reverbera as tensões percebidas na sociedade, em diálogo com reflexões políticas, sociais e filosófica”, comentam os idealizadores da exposição Multitude, Andrea Caruso Saturnino e Lucas Bambozzi.

A Instalação Interventiva Transitória Type Stove é um arquivo de memória vivo com aproximadamente 18 metros de comprimento recolhido das intervenções onde o projeto Type Stove atuou, desde 2011. O público participante é quem escreve no pergaminho da máquina de escrever. O arquivo de memória vivo foi construído através das intervenções realizadas pelas artistas Daniela Pinheiro e Patricia Camelatto em espaços urbanos e rurais realizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ; com as temáticas: Alimente suas palavras; Putas Palavras (Daspu); A máquina e seus ruídos; Palavras Líquidas (sopa de letrinhas); Ouço passar o vento; Muda o que muda, passa o que passa? Palavras viajam, nos lançamos ao mar – Palavras Navegantes e Palavras Terra. O projeto é um esqueleto de fragmentos abertos, um processo criativo que não se esgota na realização de um objeto. É através do micro que o trabalho se expande e afeta.

A instalação propõe um universo sonoro que se desloca no espaço expositivo, intercalando três texturas sonoras criadas pela compositora Kika Simone ao longo do processo do projeto. Uma mescla de ruídos de sons captados de diversos lugares que a máquina transitou; “são variações e texturas que procura nos inserir por onde as ondas fluem”, dizem as artistas.

A instalação interventiva transitória Type Stove está no Sesc Pompéia na Exposição Multitude com a temática:
*Milhares de gotas de água formam um rio, mas uma gota de água basta para começar o rio.

A instalação da Kinguio CasaArtStudio – Type Stove, Brasil, está na Exposição Multidute do SESC Pompéia juntamente com as obras de artistas nacionais e internacionais: Dora Longo Bahia, Brasil Angela Melitopoulos, Alemanha e Maurizio Lazzarato, Itália, Giselle Beiguelman, Brasil, Lourival Cuquinha, Brasil, Kutluğ Ataman, Turquia, Aernout Mik, Holanda, Francis Alÿs, Bélgica, Gabriela Golder, Argentina, Gonzalo Lebrija, México, Ines Cardoso, Brasil, Leandro Katz, Argentina, Mark Wallinger, Inglaterra, entre outros.

Informações da exposição Multitude: quando a arte se soma a multidão
Data: 24/06/2014 até 10/08/2014
Local: Sesc Pompéia. R. Clélia, 93 – Vila Pompeia, São Paulo
Horário: ter-sáb 10h às 21h | dom-feriados 10h às 19h
http://www.sescsp.org.br/multitude/sobre-o-projeto

* Mais informações sobre o projeto Type Stove da Kinguio CasaArtStudio –
http://kinguiocasaartstudio.tumblr.com/typestove
http://kinguiocasaartstudio.tumblr.com/typestovemultitude

* Vídeo com algumas intervenções do projeto Type Stove – https://vimeo.com/91993544

Kinguio é uma CasaArtStudio com sede na cidade de São Paulo. Trabalhamos com ênfase em arte contemporânea, poéticas visuais e outras demais expressões artísticas, humanas, ecológicas, intergalácticas que passam por nós como linhas fluidas que mudam de direção, que voltam, racham, nascem, cortam, entorpecem. A Kinguio tem como proposta a Intervenção transitória – onde outros participantes, artistas entram em ressonâncias, trânsitos, ruídos em processos coletivos de criação com a Kinguio CasaArtStudio e vice-versa.A Kinguio nasceu na água numa fluidez líquida entre as artistas gaúchas da cidade de Pelotas, Daniela Pinheiro e Patricia Camelatto. Estar em movimento, em passagens, em viagens, em mapas, em ramificações de rios que chegam ao mar e se contaminam por milhares de expressões rizomáticas. Criamos a partir dessas ramificações que nos transmutam.
http://kinguiocasaartstudio.tumblr.com

Sobre Deco Rodrigues 6223 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.