As Últimas Luzes da Noite Branca

gonzagaAs exposições que acontecem no MALG, Jacques George Tower e Instituto João Simões Lopes Neto chegam a sua última semana de visitação

Pelotas viveu no dia 05 de dezembro o nascimento da Noite Branca. Um projeto de fôlego envolvendo artistas, agitadores culturais, público e espaços culturais, já tradicionais e alguns novos como o mezzanino do Hotel /Jacques George. Foram exposições, filmes, lançamentos como o do livro: Oslimites do Impossível- Contos Gardelianos, de autoria de Aldyr Schlee, responsável por uma extensa fila que se formou na frente da casa de outro escritor: O Instituto João Simões Lopes Neto.

Afora o grande público que acorreu à Casa do Capitão para prestigiar Schlee e seu esperaod lançamento, foram inauguradas na mesma noite três exposições de fôlego na cidade de Pelotas. Exposições que mesmo chegando à cidade no fim da temporada são fortes candidatas a entrar para a lista dos bons acontecimentos nas Artes Visuais.

As exposições: “Conexões Infinitas” ( fotografias de Gilberto Perin), no Mezzanino do Hotel Jacques George, Apenas Pintura (Alfredo Aquino), Seminal (Esculturas de Gonzaga) e Aula de Gravura(artistas variados entre eles o genial Francis Bacon) no MALG e Fronteira Sul (Fotografias de Leopoldo Plentz) no Instituto João Simões Lopes Neto.

Na mostra Conexões Infinitas temos a notável exposição do fotógrafo e cineasta Gilberto Perin. A Exposição gerou a maior visitação de uma mostra de fotografias em Porto Alegre em 2009. Exposição que gerou convite para o fotógrafo participar de importante mostra em Paris, em novembro de 2009, durante o mês da fotografia na capital francesa.

Apenas Pintura traz uma grande exposição de pintura contemporânea de Alfredo Aquino – óleos sobre tela em grande formato, do artista com individuais realizadas no MASP, MARGS, SESC São Paulo e em museus e centros culturais na França.

Em Seminal – Mostra-recorte da exposição que Pierre Restany (o mais importante crítico de arte contemporânea da Franca no século XX) considerou ser o escultor contemporâneo mais importante do sul do Brasil.O artista ganhou o prêmio de Escultor do Ano com essa mostra, em Porto Alegre.

Aula de gravura – Gravuras selecionadas para a recente mostra que apresenta com as várias técnicas desenvolvidas por artistas célebres nos universo das artes plásticas internacionais e alguns dos mais importantes gravadores do Estado na atualidade e de artistas como Emanoel Araujo e Francis Bacon um dos maiores nomes da história da arte moderna e contemporânea. A Mostra é inédita.

A exposição Fronteira Sul traz as fotografias do renomado Plentz ao Instituto João Simões Lopes Neto.

Exposições Noite Branca/ Serviço:

Mostra Conexões Infinitas
Fotografias de Gilberto Perin.
LOCAL: Mezzanino do Hotel Jacques Georges Tower – Rua Almirante Barroso, 2069
Até 27 de dezembro de 2009
Horário de visitação: Segunda  Domingo das 09h às 19h

Apenas Pintura – Pinturas de Alfredo Aquino;
Seminal – Esculturas de Gonzaga;
Aula de Gravura – Gravuras de Angela Pohlmann, Emanoel Araújo, Francis Bacon, Isolde Bosak, Maria Inês Rodrigues, Míriam Tolpolar, Pierre Alechinsky e Karel Appel.
LOCAL: MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – Rua Gal. Osório, 725
Até  27 de dezembro de 2009
Horário de visitação: Terça a Domingo das 09h às 18h

Mostra Fronteira Sul – Fotografias de Leopoldo Plentz.
LOCAL: Instituto Simões Lopes Neto – Rua Dom Pedro II, 810
Até 27 de dezembro de 2009
Horário de visitação: Segunda a Sexta das 14h às 18hs

Igor Simões
Ator,Licenciado em Artes Visuais
Mestre em Educação/ UFPel

Sobre Deco Rodrigues 6290 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.