Biblioteca da SME proporciona espaço para aprendizagem e cultura

A biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (SME), localizada na rua 15 de Novembro, 471, no centro, em um dos prédios históricos de Pelotas, é um espaço que integra educação e a riqueza cultural do Município em um mesmo endereço.
2010-04-19bibliotecasmeO local oferece à comunidade escolar um auditório, sala de reuniões, sala de leitura, acervo de livros de pesquisa, sala de multimídia equipada com 11 computadores, videoteca, teatro, biblioteca, brinquedoteca, sala para oficinas, sucatoteca e espaço para higienização de resíduos recicláveis. O espaço é decorado de forma lúdica e pedagógica com murais que ensinam conteúdos práticos como dias da semana, datas comemorativas, sinais de trânsito, higiene, entre outros.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas do Educando da SME, Leila Brod, a biblioteca conta com um acervo de mais de dez mil exemplares, entre livros didáticos, coleções completas de enciclopédias, livros em Braille, revistas semanais, acervo com a história de Pelotas e do Estado, conjunto de livros infantis e infanto-juvenis. Leila explica que todo o acervo é separado por cores, colocando em prática o projeto Biblioteca: Colorindo e Organizando, coordenado por ela, o qual utiliza o método de codificação de livros por cores, que pretende proporcionar ao usuário um acesso mais fácil e rápido ao material procurado e, além disso, constitui-se em mais uma série de procedimentos que visam não apenas solucionar as dificuldades de consulta, mas também incentivar a frequência às bibliotecas escolares. “Temos aqui na biblioteca o Banco do Livro, onde recebemos doações de obras dos mais diversos gêneros”, acrescenta Leila.
O auditório é utilizado para reuniões, formaturas, cursos e oficinas, especialmente na formação de professores. Qualquer secretaria da prefeitura e também outras prefeituras da região podem utilizar este espaço, bastando, para isso, agendarem através do telefone (53)3921-6175.
O espaço de multimídia conta, além de 11 computadores, com data show, equipamento de vídeo, televisor e dvd, os quais podem ser utilizados pela comunidade em geral, mediante agendamento.  Leila acrescenta que os professores da rede municipal podem fazer a “Hora do Conto”, utilizando o espaço de teatro, fantoches e dedoches para entretenimento educacional dos alunos da pré-escola.

A brinquedoteca e a sucatoteca unem educação e consciência ambiental, aproveitando resíduos recicláveis para produção de material pedagógico, como jogos, bonecos e carrinhos. O objetivo é proporcionar a utilização do lúdico como material de ensino e estímulo dos sentidos. Leila conta que já foram feitas mais de mil oficinas de brinquedo, utilizando resíduos recicláveis, para os professores de educação infantil, com a instrutora Isabel Benites.
Todo o acervo da Biblioteca está disponível à comunidade para consulta local.  Os usuários da rede municipal de ensino e funcionários do Município podem levar os exemplares para casa, como empréstimo, até três livros por 15 dias, comprometendo-se a devolvê-los ou renovar o prazo de entrega.
A Biblioteca da SME funciona das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Berenice Costa MTB: 11.381

Sobre Deco Rodrigues 6119 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.