Bibliotheca Pública Pelotense – Letras e Versos de Fronteira


Uma reunião com o reitor Antônio Carlos Brod definiu, no último dia 06 , a presença do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF Sul) como parceiro institucional da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) na programação especial BPP 135ANOS/Letras e Versos de Fronteira. Com atividades que se estendem de 15 de outubro a 14 de novembro, a programação tem também o aval institucional e a parceria do Ministério da Cultura do Brasil (MINC) , Ministério da Educação e Cultura do Uruguai ( MEC/UY) , Universidade  Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Comissão Cultural das Cidades de Fronteira Brasil-Uruguai. Como parceiros das atividades culturais assinam o SESC-RS e outras 25 entidades da cidade, região e Uruguai.

A abertura da programação especial ocorre às 19 horas do proximo dia 15, no salão nobre da BPP, com a presença de representantes dos parceiros institucionais e dos municipios brasileiros e uruguaios da linha de fronteira. O encerramento está marcado para 14 de novembro  ( data em que a BPP comemora 135 anos ) com a VI edição da Mostra de Música Brasil-Uruguai. Entre as duas datas, uma sequência de eventos – sempre no prédio da BPP e com entrada franca – com destaque para literatura , música e mostras visuais.

Acordo Brasil-Uruguai
Conforme destacaram na reunião com o reitor os representantes da BPP –  Lisarb Crespo da Costa,presidente e João Alberto D. Santos, diretor de comunicação –  o titulo Letras e Versos de Fronteira busca sinalizar o apoio da entidade e de seus parceiros institucionais  ao processo que busca a construção de um acordo cultural Brasil-Uruguai , que tem como ponto de partida um movimento integrado por municipios dos dois países situados junto à linha de fronteira. No evento da próxima sexta (15), a BPP estará distribuindo aos municipios – 11 brasileiros e 10 uruguaios – material impresso para divulgação da Carta da Fronteira , documento base do movimento, entregue aos presidentes do Brasil e do Uruguai no último 30 de julho. O processo tem sequência neste sábado (16) em Melo (Uruguai), quando agentes e gestores da cultura dos dois países reunem-se pela quarta vez.

Passado e presente
No encontro que definiu a parceria, o reitor Antônio Carlos Brod lembrou que a origem da instituição que ele dirige tem relação direta com a Bibliotheca. Por iniciativa da diretoria da BPP foi criada, a 7 de junho de 1917, a sociedade civil Escola de Artes e Officios que, após sucessivas transformações e incorporações, resultou no atual IF-Sul, instituído pela Lei 11.892, de 29.12.2008. Com sede em Pelotas, a instituição atende hoje cerca de 12 mil alunos, distribuídos em oito campi distribuídos pelo RS. Na fronteira, o IF-Sul já está presente em Bagé. Em Santana do Livramento está em fase de implantação um campus avançado.

“Berçário” da maioria das instituições da área de ensino e cultura de Pelotas, a sociedade civil Bibliotheca Pública Pelotense foi criada em 14 de novembro de 1875. Com seu histórico predio sede de 1340 m2 totalmente restaurado em 2007 e 2008, atende hoje cerca de 200 pessoas por dia, a maioria estudantes da rede publica de ensino. Desde a fundação garante acesso publico, livre e universal ao acervo, que chega hoje a 200 mil livros e mais de 30 mil periódicos – com destaque para a coleção de jornais históricos, que cobre período de 135 anos. Em 2003 a instituição criou o Projeto Cultural América & Pampa que tem como centro a aproximação com a América de fala espanhola. Com 35 eventos realizados , o projeto dá atenção especial à relação com os países do Prata ( Uruguai e Argentina), que compartilham com o Brasil o espaço do Pampa.

convite-bpp-c-apoiadores

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.