Breno Castagno: Um artista pelotense na terra do Tio Sam


Ele bateu asas e voou. Aportou nos Estados Unidos. Inquieto como todo artista, um criador nato, por assim dizer, sem dogmas, freio ou linha predeterminada. Um autêntico autodidata, cujo contato com tintas e pincéis ocorreu desde sempre. De repente olhou para os lados, baixou os olhos e decidiu fazer as malas. Possuído pelo espírito aventureiro, que descobrira quando menino, em suas viagens ao Uruguai, o artista partiu para Fortaleza, depois Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília e a Grande Amazônia, indo parar em Buenos Aires, cidade onde experimentou descobertas e a definitiva aceitação de sua natureza artística. Em todos esses lugares Castagno dedicou-se à pintura, e a produção que não foi vendida, foi doada.

Há uma década reside nos EUA, em Salt Lake City, a cidade mais populosa do estado norte-americano do Utah, situada às margens do Grande Lago Salgado, cuja salinidade, como sugere o nome, é grande. Nesse período o artista cursou a Faculdade de Graphic Design nos Estados Unidos, cuja obra é marcada pelo impressionismo. No momento não está expondo, e revela que passa por uma transição na vida e na pintura, o que lhe renderá muita e nova luz à próxima exposição, que ainda não tem data e lugar definidos. Enfatiza que sua próxima mostra será surpreendente, pois marcará uma linha “pós-filho”.

Suas últimas mostras foram em Chicago e Nova Iorque, onde fez contatos para expor no Texas e Las Vegas. Entretanto, em razão de transições pessoais, obras inacabadas e vida louca, tornou-se um compromisso que preferia adiar. Castagno revela que está trabalhando em dois projetos paralelos, um mais fantástico, que fora adiado, e agora o percebe amadurecido, onde as cores surpreendem com formas em telas duplas e jogos de luz. Refere-se ao outro projeto como mais “plástico”, espatulado, expondo sua visão do reciclável em ciclos. Acaso os ventos soprem a seu favor, o artista pelotense levará as mostras para o Hawai e Manhattan. E se a vida conspirar para sua sorte, imagina expor seu trabalho no bicentenário de Pelotas.

Breno Castagno concedeu entrevista ao portal Cultiveler.com através de e-mail, sentindo-se agraciado pela vida que lhe está presenteando com um filho, dando novos tons à sua vida e sua arte.

Leia a matéria completa no www.cultiveler.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*