Catedral de Pelotas é Patrimônio Estadual

A Catedral São Francisco de Paula já faz parte dos imóveis tombados pelo Estado do Rio Grande do Sul.

No dia 19 de julho de 2011, através da PORTARIA DE TOMBAMENTO Nº 036/11/SEDAC, foi assinado o Ato de Tombamento da Igreja Matriz pelo Secretário da Cultura do Estado Luiz Antônio de Assis Brasil.

O ato significa mais um passo para a preservação do templo na sua integridade. Erguido em 1813, é um prédio de estilo neo-renascentista onde se destacam vitrais e altares de mármore provenientes de Bérgamo, Itália.

A Catedral acolhe o maior acervo dos pintores italianos Aldo Locatelli e Emílio Sessa no Brasil, e a missa no domingo dia 04/09 vai celebrar mais uma vitória na luta pela preservação do templo Pelotense.

Locatelli tinha 33 anos quando chegou a Pelotas, impregnado pelas concepções artísticas recebidas na Academia de Arte de Bérgamo, Itália. Este foi o seu primeiro trabalho no país.

O processo de tombamento é mais uma etapa vencida pela Diretoria da Paróquia em conjunto com a Comissão de Obras e Restauro. A corrosão do tempo e deterioração dos murais vêm ameaçando todo o patrimônio artístico e arquitetônico da Igreja Matriz.

A fim de resguardá-los a Comissão realizou, durante três anos, levantamento detalhado das necessidades estruturais, arquitetônicas e das obras de Locatelli e Sessa, seguindo orientações do IPHAN.

O esforço não foi em vão. O Ministério da Cultura já aprovou integralmente o Projeto de Restauro da Catedral São Francisco de Paula – Fase I, baseado no artigo 18 da Lei Rouanet e aberto à captação de recursos. O artigo permite que os patrocinadores abatam 100% do valor alocado do imposto de renda.

O tombamento, em conjunto com a obra de restauro, é mais uma garantia de que estarão colaborando para a preservação de um monumento histórico, de alto valor afetivo para a população e impedindo que venha a ser demolido, destruído ou mutilado.

Um investimento em cultura de grande relevância para o Rio Grande do Sul.

Missa em celebração ao Ato de Tombamento Estadual da Catedral São Francisco de Paula, Pelotas
Data: 04 de Setembro, domingo
Onde: Praça José Bonifácio, 15
Horário: 19hs
Informações: Pe. Luiz Boari

Sobre Deco Rodrigues 6466 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*