Cia Rustica em turnê pelo interior e temporada em Porto Alegre


Foto: Kiran Federico León

A Cia. Rústica se prepara para voltar à cena este ano. De 16 a 23 de março, O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (Prêmio Açorianos 2011 de Direção para Patrícia Fagundes) percorre o interior do estado na Turnê Arte SESC. A peça será apresentada em seis cidades – Veranópolis (16 e 17), Lageado (18), Uruguaiana (19 e 20), Alegrete (21), Passo Fundo (22) e Erechim (23). No mês seguinte, o espetáculo volta a cartaz na capital com outra produção do grupo, Clube do Fracasso (Prêmios Açorianos 2010 do Júri Popular e de Dramaturgia). O dois espetáculos vão ocupar o Teatro de Câmara de 13 a 29 de abril.

Ainda na roteiro da trupe para o primeiro semestre, está o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre. Duas intevenções de Desvios em Trânsito serão realizadas nos dias 13 e 15 de abril pelas ruas da cidade.

O próximo espetáculo do grupo já está em fase de produção. Será A Vida e as Mortes de Natalício Cavalo, a segunda montagem da Trilogia Festiva – a primeira foi Clube do Fracasso. A peça é uma aventura poética de um anti-herói inquieto que vaga pelo Rio Grande do Sul. Um ensaio sobre a morte e a intensidade da vida.

> O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ

Foto: Kiran Federico León

O mágico, a mulher-barbada, o palhaço, a vedete, o vagabundo: todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele do premiado ator Heinz Limaverde em O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só. Há séculos circo e teatro se relacionam. Mas as referências para a montagem foram garimpadas nas tradições populares e nas velhas lonas de interior – um olhar para os pequenos circos brasileiros como importante fonte de teatralidade.

> CLUBE DO FRACASSO
Clube do Fracasso faz um tributo à imperfeição, exorcizando com humor e pitadas de filosofia desilusões comuns à humanidade. Para lançar um olhar terno sobre as imperfeições, a encenação funciona de acordo com a lógica de um jogo, são embaralhados os personagens e os fatos. Chamando-se pelos nomes verdadeiros, os intérpretes compartilham histórias reais (próprias ou não): a decepção do primeiro amor; um papelão ridículo; e sonhos secretos.

Os cinco atores permanecem o tempo todo no palco, inclusive durante as trocas de roupa com elementos da linguagem usual do grupo: música ao vivo e humor. No elenco, Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Francisco de los Santos e Priscilla Collombi.

> DESVIOS EM TRÂNSITO
Em Desvios em Trânsito, oito atores com comportamentos e apetrechos estranhos, como cabeças de zebra e vaca, desfilam pelas ruas. Para despertar no público novas possibilidades de reflexão sobre o cotidiano, os performers se deslocam enquanto desenvolvem ações simultâneas, como em um jogo de espelho, em trânsito. A movimentação segue o ritmo da cidade: velocidade e pausa.

Fonte: Léo Sant´Anna
(21) 3988.0527 ou (21) 7613.442
[email protected]