Cinema: Lançada oitava edição da revista Orson


Já está na internet a Orson número 8 no endereço http://orson.ufpel.edu.br (ISSN 2237-3381).

A revista, que é uma publicação dos cursos de Cinema da UFPel – Universidade Federal de Pelotas, nesta edição traz um bloco comemorativo ao centenário de Orson Welles, com textos com caráter de panorama crítico e de análise de alguns aspectos da obra de sua obra: o uso inovador do som em “A Guerra dos Mundos”, a predileção por William Shakespeare, a recepção crítica de Cidadão Kane nos Estados Unidos e na França e, num empreendimento de pesquisa histórica, traz a recepção de Cidadão Kane em Porto Alegre em 1941. A pesquisa de Alice Trusz constatou que o filme teve sua estreia nacional na capital gaúcha e revela como os pelotenses receberam o filme, a partir da percepção do crítico Paulo Fontoura Gastal no Diário Popular.

Também destaca-se a inserção de um artigo de Jean-Paul Sartre. Inédito em português, a tradução é assinada pelo doutorando em Teoria Literária na Faculdade de Letras da UFRJ, Renato Capistrano. Sartre, a propósito de Welles, viu Cidadão Kane nos Estados Unidos antes da crítica francesa e escreveu o primeiro artigo alertando sobre as inovações do garoto prodígio Orson Welles.

Nas seções fixas, a revista traz reflexões sobre cinema brasileiro, simbologia das cores, cinema como patrimônio, cinema por streaming e as resenhas que indicam livros importantes para quem trabalha com cinema.

Duas entrevistas nesta edição são centradas em Orson Welles: O ator Ivo Müller, de Tabu, fala da sua relação com o diretor; e o cineasta Rodrigo Grota (Satori Uso) interpreta o caráter ilusionista de Welles. A tira de André Macedo ilustra a relação desta revista com Ele, Orson Welles.