Companhia Teatro Lumbra de Animação iluminando as noites de Porto Alegre

Foto: divulgação

Turistas e porto-alegrenses curtem a performance urbana de luzes e sombras em noites que antecedem os jogos da Seleção Brasileira e partidas que rolam na capital gaúcha.

Foto: divulgação

Quem passa em frente ao Centro Municipal de Cultura se encanta, para e assiste! É a Bolha Luminosa criada pela conceituada Companhia Teatro Lumbra de Animação, fundada lá no ano 2000 pelo pesquisador, cenógrafo e encenador Alexandre Fávero, que traz no currículo prêmios e espetáculos incríveis ao longo desses quase 15 anos de existência. E esse projeto está iluminando, literalmente, as noites da cidade durante a Copa do Mundo, através de um balão inflável de 4,5 metros de diâmetro, instalado na calçada do Centro Municipal de Cultura, onde luzes e sombras são projetadas. As apresentações são gratuitas e tem reunido muitos turistas e moradores de Porto Alegre, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural através da arte. A Bolha Luminosa pode ser vista sempre às 20h, nas vésperas dos jogos da seleção e véspera de jogos em Porto Alegre, totalizando nove performances (próximas datas abaixo, no serviço).

A dramaturgia não possui texto e trabalha com imagens simbólicas relacionadas com o futebol e a cultura brasileira. A partir das imagens em movimento, cores, formas e estímulos sonoros, os

espectadores são convidados a “entrar no jogo” e projetar suas próprias imagens, utilizando seus corpos e figuras previamente recortadas para essa finalidade. A performance é acompanhada por música ao vivo e também mecânica, com trilha especialmente pesquisada pra esse fim. Artistas de circo, arte de rua, dança e música são convidados para cada edição, que terá a duração, ao todo, de uma partida de futebol: 90 minutos.

Todas as atividades realizadas com a Bolha Luminosa têm forte impacto audiovisual e podem ser vistas à distância, promovendo um surpreendente contraste na paisagem urbana com curiosas composições visuais.

Sobre a companhia:
Especializada na pesquisa e experimentação de linguagens e técnicas do teatro de animação, a Lumbra foi fundada no ano 2000 por Alexandre Fávero e tem como ponto alto a pesquisa de temas ligados à cultura brasileira para suas encenações. A Cia tem participado de vários festivais e projetos de teatro pelo Brasil e no exterior ministrando vivências e realizando experiências que unem a arte, a ciência, a filosofia, a psicologia e o sobrenatural. O aprofundamento teórico e técnico das produções tem seu reconhecimento através de prêmios no RS, SC e RJ e a projeção artística no teatro, no cinema, na televisão, nas empresas e instituições de ensino do território nacional. Dentre suas ações para a difusão da arte do teatro de sombras está o espaço virtual: www.clubedasombra.com.br

Próximas exibições da Bolha Luminosa
27/06 – sexta – 20h
29/06 – domingo- 20h
12/07 – sábado- 20h

Ficha técnica:
Direção, iluminação e cenografia – Alexandre Fávero
Sombristas – Alexandre Fávero, Roger Lisboa e Flávio Silveira
Produção executiva e facilitadores da experiência – Fabiana Bigarella e Flávio Silveira
Trilha sonora ao vivo – Brenno Di Napoli e Odi Monticelli
Assessoria eletrotécnica – Paulo Sicca Lopes e Cláudio Escouto
Assessoria cenotécnica – Beto Mothcy
Produção – Clube da Sombra Ltda e Cia Teatro Lumbra

Para conhecer a Bolha Luminosa:
Site Bolha Luminosa – www.clubedasombra.com.br/bolha
Facebook – facebook.com/clubedasombra

Realização – Ministério da Cultura
Importante: em caso de mau tempo, a Bolha Luminosa acontecerá nas dependências internas do Centro Municipal de Cultura

Fonte: bebê baumgarten/bddivulgação

Sobre Deco Rodrigues 6436 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.