Documentário Saberes da Terra será lançado nesta quarta-feira (30/12)

Foto: Daniela Pinheirro

O documentário Saberes da Terra dirigido pela artista multimídia, doutoranda em Media Artes, Daniela Pinheiro será lançado, dia 30 de dezembro às 21h em seu canal do Youtube.

Foto: Daniela Pinheirro

Saberes da Terra irá mostrar a importância da agricultura agroecológica para a alimentação saudável da população e do consumo consciente dos alimentos plantados e colhidos na região sul do Rio Grande do Sul/RS, através do fortalecimento dos pequenos circuitos de produção e consumo, promovido pelo movimento da economia solidária.

A ideia do documentário Saberes da Terra começou com a diretora do documentário Daniela Pinheiro, que desde 2011 consome alimentos agroecológicos e durante a pandemia se conectou pelo consumo consciente com a rede Bem da Terra, em Pelotas/RS.

Foto: Daniela Pinheirro

Nesse fluxo de consumo consciente, reconectou-se com a pesquisadora de Educação Ambiental e do Campo e Mestra em Educação Ambiental, Desirée Fripp dos Santos, que também é ativista agroecológica e consumidora de alimentos livres de venenos agrícolas desde 2013 e participa da movida solidária da ARPA-Sul ,na distribuição de alimentos para a população em vulnerabilidade sócio- econômica, em Pelotas/RS.

Dessa aproximação veio uma vontade em comum: conectar agricultoras/es que produzem agroecologicamente com as famílias e pessoas individuais que consomem e recebem esses alimentos, com o propósito de inspirar o consumo consciente, na prática humanitária e ecológica, através de um olhar poético, por meio de um documentário.

Foto: Daniela Pinheirro

Esse olhar poético virá da fotografia do documentário e de um entrecruzamento da imagem digital com a imagem artesanal, através da fotografia histórica do século XIX, que está relacionada a um outro tempo com a matéria fotográfica, uma desaceleração no modo de criar uma imagem. Esse processo artesanal se chama anthotype, e faz parte da pesquisa de doutorado de Daniela Pinheiro, na qual utiliza em sua feitura uma matéria orgânica para a sua criação, que será os próprios alimentos das/os agricultoras/es agroecológicos entrevistadas/os para esse documentário.

Esse documentário faz parte do Prêmio Movimento da Cultura Pelotense, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura – Pelotas/RS com recursos da Lei Aldir Blanc.

Lançamento do documentário
Dia: 30 de dezembro de 2020
Horário: 21h
Link para assistir: canal do Youtube de Daniela Pinheiro.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Ficha Técnica do Documentário
Direção e produção: Daniela Pinheiro
Assistente de produção: Dessiré Fripp dos Santos
Imagens e montagem: Daniela Pinheiro
Design Gráfico: Emerson Ferreira
Trilha Sonora original: Christopher Lemos e Gustavo Mustafé
Colaboração: Cíntia Langie (imagens)
Colaboração: Felipe Campal (finalização de cor)
Imagens em anthotype: Daniela Pinheiro

• *Ob.: A produção do documentário tomou todas as medidas cabíveis de prevenção da Covid-19, na gravação das imagens e entrevistas, assegurando a integridade e qualidade de vida de todas/os as/os envolvidos.

Foto: Daniela Pinheirro
Sobre Deco Rodrigues 6610 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*