Domingo será de Dia “D” Mesa Brasil em Rio Grande

A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais relevantes problemas enfrentados hoje no Brasil. Diante desta realidade, Rio Grande realizará, no dia 16 de outubro, ações voltadas à conscientização e ao combate ao desperdício de alimentos. Trata-se do Dia D Mesa Brasil Sesc, uma iniciativa que acontece anualmente, sempre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação – comemorado em 16 de outubro, nos municípios gaúchos que contam com o Programa Mesa Brasil Sesc.

Em Rio Grande, das 14h às 17h, acontecerá uma ação na Praia do Cassino, em frente à Igreja Sagrada Família (Av. Rio Grande). A população será orientada quanto a dicas de compras e aproveitamento integral de alimentos, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e atividades recreativas. As pessoas que aderirem às ações podem também contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil produz 25,7% a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população e, mesmo assim, conta com milhares de excluídos sem acesso ao alimento. “Diante dos dados, percebemos a importância de conscientizar e informar a comunidade sobre formas de reaproveitamento de alimentos. Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto à importância do combate ao desperdício de alimentos”, explica a gerente de Educação e Assistência do Sesc/RS, Loide Trois.

Um dos principais diferenciais do Programa Mesa Brasil Sesc – um rede permanente de solidariedade que arrecada e distribui alimentos a entidades carentes – é o seu caráter educacional. Oficinas e palestras sobre reaproveitamento total do alimento são ministradas constantemente por nutricionistas junto às entidades participantes do programa.

SOBRE A DATA – O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Em 2011, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação vão se focar no tema “Preços da Alimentação – Da Crise à Estabilidade”.

Sobre Deco Rodrigues 6436 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*