Exposição Pintura-postal e Travesseiros de Viagem na Dom da Palavra


Na próxima sexta-feira (05/08) as 19h, acontece na Dom da Palavra a abertura da exposição de Roberta Benevit, intitulada “Pintura-postal e Travesseiros de Viagem”. No texto que segue, a artista relata um pouco sobre seu trabalho.

“As pinturas-postais fazem parte de um processo que se iniciou quando meu mudei em 2005 para uma casa menor, em outro estado. A dificuldade de pintar e as freqüentes mudanças de lar que tive de 2005 a 2009 fez com que eu experimentasse várias suportes: a própria pele, cadernos, folhas de árvores e pequenos postais.

Quando retornei a Pelotas em 2009 o habito de enviar cartas aos amigos gerou diversos postais, dos quais, apresento dez para essa exposição. São postais ainda não endereçados que guardam a estética da pintura com maquiagem, pesquisa que iniciei em 2003.

Percebi que esta presente, além das questões da imaterialidade da Pintura, as relações entre um gesto cotidiano de me maquiar, associada ao fato de que a pintura-maquiada pode ser levada a qualquer lugar, qualquer suporte.

A pele é pensada como superfície que envolve os corpos, membrana que associo ao suportes em que aplico a pintura, sendo que essa pintura pode adquirir consciência que a assemelha à pele. O suporte é pele e é o espaço de subjetividade e que recebe a pintura.

Sempre tive o habito de tingir tecidos e customizar minhas roupas. Aliando esses dois processos, aplico a Pintura com Maquiagem sobre Chiffon, trago para essa Exposição um Travesseiro que completa a ideia de sonho, de algodão doce e repouso.

A Pintura para mim é o campo da irrealidade, é lúdica, mas o jogo também é sério. O jogo a brincadeira, a máscara fazem parte dos processos de formação do sujeito na infância e permeiam todas as relações sociais.

Mantenho a mesma fatura rala das telas que pintava antes da mudança, em 2005, que permite que o suporte transpareça. As cores cítricas, ácidas associadas ao magenta e ao branco criam figuras desfocadas: figuras em formação.

A abstração que aparece nessa pintura não é sobre uma figura do mundo, mas sim de algumas qualidades do mundo: fluidez, suspensão, maciez, luminosidade.”

Exposição Pinturas-postais e Travesseiro de Viagem
Abertura: 05 de agosto de 2011 às 19h
Visitação: 06 a 19 de agosto de 2011
Endereço: Dom da Palavra (Rua Dom Pedro II, 829)
Fone: 53 3027-3028

Roberta Benevit
Cel. (53) 8424-8586
http://feiraaoquadrado.blogspot.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*