Inspiratorium, Novo Espaço de Artes em São Paulo

Atenção pelotenses e demais gaúchos residentes em São Paulo, Inspiratorium, novo Espaço de Artes localizado na Vila Mariana, o espaço-escola abriga instalações modernas e equipadas, e apresenta agenda ministrada por renomados profissionais como Jorge Bodanzky, Joel Yamaji, Ênio Gonçalves, entre outros.

O Inspiratorium, espaço-escola de Cinema e Artes, é um projeto que sai do papel e ganha formas concretas para oferecer uma proposta cultural de ensino e exposições artísticas, destinada a profissionais, estudantes, artistas, educadores e entusiastas. A programação de estreia inclui onze oficinas e dois workshops, com previsão de início para julho.

Cinema, literatura, pintura, fotografia, teatro, dança, além de outras artes, embora universos distintos, compartilham afinidades intrínsecas, mantendo uma conversa próxima ao longo dos tempos. Com base nesse preceito nasce o espaço-escola Inspiratorium, idealizado pelo jovem de 28 anos ávido por cultura, Bruno Primor, cujo anseio é oferecer programas de estudos moldados pelas muitas vias possíveis de relação entre as artes, possibilitando práticas transversais.

“Oferecemos um espaço livre, onde as pessoas se sintam à vontade para desenvolver e expor suas obras artísticas. O nosso intuito é reunir interessados com quem detém conhecimento e experiência próprios para poder transmiti-los com maestria, sempre apresentando propostas diferenciadas. Desafiamos o profissional e/o artista a buscar um olhar mais aguçado e novas relações interartes, a fim de elaborar projetos de ensino transversais“, comenta Bruno que se formou em Cinema na Espanha.

Uma casa de dois andares, com 450 m2, disposta no polo cultural da Vila Mariana, foi reformada para abrigar as instalações, concebidas de forma integrada para atender as necessidades dos ciclos de estudos e ainda promover reflexão, produção e divulgação de projetos de alunos e de artistas novos ou consagrados. O conceito “portas abertas” permite que salas, paredes, portas, janelas, palco, colunas e demais áreas sejam plataformas de exposições e performances artísticas.

A estrutura do Inspiratorium compreende três salas de aula, equipadas com grandes telas de TV para exibição digital de materiais de apoio, como filmes, documentários, curtas, etc., além de conexão de áudio e vídeo. Uma dessas classes é destinada às aulas práticas de aplicações de informática utilizadas na montagem de som e imagem. E para maximizar o aproveitamento da área externa, cobriu-se com uma claraboia de vidro o espaço composto por palco e estrutura de tela e projetor, para criar um segundo andar, onde também é possível realizar atividades artísticas.

Os participantes, colaboradores e orientadores contam com o suporte técnico de empréstimo de equipamentos como câmeras de fotografia e vídeo; de uma “DVDteca” com milhares de filmes, documentários, curtas e vídeos à disposição, além de uma biblioteca com uma gama de títulos de arte, nacionais e internacionais, que podem ser livremente consultados.

Conheça: INSPIRATORIUM, espaço-escola de CINEMA e ARTES
Rua Pedro Morganti, 51, Vila Mariana – São Paulo
(11) 2619-3111
www.inspiratorium.com.br

Sobre Deco Rodrigues 6221 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*