Kino Beat e Casa Paralela ocupam a Galeria Ecarta em Porto Alegre


Casa Paralela_autor Thiago Reis _obra Contra planos_Módulo Triângular_2013
Casa Paralela_autor Thiago Reis _obra Contra planos_Módulo Triângular_2013

A programação de novembro da Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943) inicia no primeiro sábado do mês, dia 2, com o projeto Kino Beat ao vivo. Já na quinta-feira seguinte, dia 7, acontece a abertura da exposição Casa Paralela. “O que essas propostas têm em comum é que ambas vêm de parceiros institucionais da Galeria, de novos agentes culturais que estão trabalhando em conjunto conosco, ampliando nossas redes de contato e inteiração”, explica o gerente artístico da galeria, Leo Felipe.

O Kino Beat ao vivo é derivado da mostra Kino Beat, de filmes relacionados à música, lançada pelo DJ Gabriel Cevallos em 2009. A edição que acontece na Fundação Ecarta, a terceira do projeto, tem curadoria de Cevallos e de Leo Felipe e investiga as possibilidades de expansão do áudio e do visual a partir de performances multimídia executadas ao vivo.

A mostra Kino Beat ao vivo é de curta duração, entre 17h e 21h, e apresenta três atrações:

2k | Os irmãos André e Rafael Chaves fazem uma livre improvisação eletrônica experimental de beats e grooves, equipados de baixo, sintetizadores, groovebox e outros brinquedos.

Ovos e Llamas | O coletivo de aspirações neo-dadaístas, formado por Mario Arruda, Maurício da Silva Pflug e Ricardo Giacomoni, apresenta a performance Chimi Ohm, que utiliza fotografia, música e vídeo. O grupo atua na questão, bastante contemporânea, da ocupação dos espaços públicos. Com o auxílio do intrépido Geramor, um gerador de luz, promove eventos, festas e shows nos mais inusitados pontos da cidade. Em sua estréia no Kino Beat, o Ovos e Llamas reúne projeções de Datamosh e Glitch Art em uma instalação que deve se expandir também para fora do espaço da Galeria, com performance sonora experimental, microfonia, samples e loops.
http://ovosellamas.tumblr.com/

Projeto CCOMA | Duo de Jazz instrumental contemporâneo de Caxias do Sul, o Projeto CCOMA é composto pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Swami Sagara (codinome de Luciano Balen). Une tambores à música produzida eletronicamente e o raro hang drum ao trompete para criar o que o grupo chama de Future Jazz. Foi vencedor do 24° Prêmio da Música Brasileira em 2013 na categoria Álbum Eletrônico com o CD Peregrino.
http://www.projetoccoma.com/

EXPOSIÇÃO ‘CASA PARALELA’
Na quinta-feira, 7 de novembro, às 19h, a Galeria Ecarta inaugura a mostra dos artistas Adriane Hernandez, Bianca Dornelles, Carolina Moraes Marchese e Thiago Reis. O grupo é gestor da Casa Paralela, um local independente para produção artística que já completa dois anos em Pelotas.

Segundos os autores, as obras trazem o desejo de compartilhamento com o público. É uma espécie de acolhida, condizente com o caráter que querem atribuir ao espaço de arte em sua cidade. Assim como o prédio da Fundação Ecarta, a Casa Paralela é uma residência antiga. Do mesmo modo que o lugar, os objetos apresentados na mostra evocam a memória e reforçam a sensação de familiaridade, através do reconhecimento de texturas, padrões visuais e de sensações táteis, dados se apresentam reconfigurados em novas e inusitadas formas.

A exposição Casa Paralela fica em cartaz até dia 8 de dezembro. O horário de visitação é de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.

Mostra Kino Beat ao vivo
De Gabriel Cevallos | Curadoria do autor e de Leo Felipe
Atrações: 2k, Ovos e Llamas e Projeto CCOMA
Quando: 2 de novembro de 2013, das 17h às 21h
Local: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Informações: 51 4009.2071 | www.ecarta.org.br | www.kinobeat.com
Quanto: Entrada franca

Exposição Casa Paralela
De Adriane Hernandez, Bianca Dornelles, Carolina Moraes Marchese e Thiago Reis
Local: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Abertura: 7 de novembro, às 19h
Visitação: Até 8 de dezembro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Informações: 51 4009. 2071 | www.ecarta.org.br
Quanto: Entrada Franca

Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff
www.ecarta.org.br