Luciano Huck adere à Vigília Cultural

luciano-huck-1691O apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, confirmou nesta quarta (16) seu apoio ao movimento pelotense Vigília Cultural – firmado “em sigilo” durante sua passagem pela cidade, na semana passada. Foi o que disse hoje ao diretor do Grupo Tholl, João Bachilli, um dos líderes do movimento.

O Vigília Cultural, representado por um estandarte verde contendo a palavra CULTURA, foi criado por representantes do segmento cultural da cidade um dia depois de a prefeitura ter perdido o prazo para realizar a Conferência Municipal de Cultura (que definiu diretrizes para os próximos anos, a serem levadas às conferências estadual e nacional).

O primeiro ato dos líderes do movimento foi pedir apoio da Câmara de Vereadores para que ela própria convocasse a conferência, o que ocorreu.

O movimento luta para que a prefeitura encaminhe à Câmara projeto de lei propondo a criação de um Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (a exemplo das leis federais e estaduais de estímulo ao financiamento da produção cultural) e para que a Secretaria de Cultura seja preservada na reforma administrativa do Executivo, prestes a ser realizada. A Secretaria deve ser mantida, mas anexará outras pastas que serão extintas.

O envio foi prometido pelo prefeito Fetter Jr., mas até este momento de sua gestão não o fez.

Huck em Pelotas, laços com o Tholl desde 2007
Huck esteve na semana passada em Pelotas, para gravação do quadro “Hoje a festa é sua”, que beneficiou Dona Conceição Teixeira e seus 53 filhos com uma reforma geral na casa onde moram. Ele visitou também o Centro de Treinamento Tholl e aderiu à Vigília Cultural, instalada na cidade dia 01 de outubro.

Também assinou o livro de apoio à cultura, deixando a seguinte mensagem: “Se a magia existe, com certeza, ela mora ou passa férias por aqui”.

O apresentador participou de brincadeiras com os artistas, inclusive vestiu um dos figurinos do espetáculo Tholl, Imagem e Sonho (foto acima).

Desde 2007, Huck criou laços com o Tholl. Estava em Porto Alegre quando foi ao ar um especial sobre a trupe circense de Pelotas. Disse ter ficado encantado e entrou em contato com o diretor do Grupo, João Bachilli. Na oportunidade, integrantes do elenco do espetáculo Tholl, Imagem e Sonho participaram do Caldeirão, mostrando cenas do espetáculo, em quatro sábados consecutivos.

Agora, em sua vinda à Pelotas, não deixou de prestigiar a trupe. A opinião de Huck sobre o espetáculo Tholl, Imagem e Sonho é a seguinte: “Para mim o Tholl foi uma das boas surpresas de 2007. Fiquei muito impressionado com a riqueza de detalhes, concepção e, principalmente, a paixão de cada um dos componentes, começando pelo João. Parabéns.”

Fonte: http://ato-cultural.blogspot.com/2009/12/luciano-huck-adere-vigilia-cultural.html

Sobre Deco Rodrigues 6126 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.