“No que você está pensando?” inicia nova temporada no Teatro Renascença em Porto Alegre

Montagem que estreou em 2014 apresenta novo elenco e segue em cartaz até 29 de novembro.

Cena-Expandida_Thais-Fernandes_12 (1)O espetáculo “No que você está pensando?”, do coletivo Cena Expandida, retorna aos palcos com temporada de 06 a 29 de novembro, no Teatro Renascença, com novas cenas e elenco reformulado: os atores Fernanda Petit e Eduardo Cardoso. O espetáculo de estreia do grupo leva à cena um casal de ex-namorados que se reencontra nas redes sociais, em meio aos protestos que varreram o país. O projeto, dirigido por Tainah Dadda e Thais Fernandes, integra teatro, cinema e internet para discutir as relações do indivíduo com o mundo digital.

“No que você está pensando?” é livremente inspirado em “As Cadeiras”, de Eugène Ionesco, peça na qual um casal de idosos recebe, no farol isolado onde vivem, convidados invisíveis para os quais necessitam passar uma importante mensagem. Na montagem dirigida por Tainah e Thais, ao invés de um casal nonagenário, um homem e uma mulher por volta dos 30 anos. Ao invés de uma torre cercada pelo mar, o espaço urbano atual.

Cena-Expandida_Thais-Fernandes_11 (1)O foco central do projeto é aprofundar a discussão da relação do homem com o ambiente digital. Assim como em “As Cadeiras” o casal de velhos confiava que o Orador fosse eficiente para transmitir sua mensagem à humanidade, o indivíduo na atualidade tem nas tecnologias de imagem e mediação um potente e versátil veículo de comunicação, produção de conteúdo e sensibilização estética. “É nesse contexto que nossa pesquisa temática está intrinsecamente relacionada com nossa investigação de linguagem. Atualmente enxergamos o teatro como interface de tecnologias. Por natureza um lugar de troca e interação, o teatro recebe sem preconceitos novas possibilidades e tensões narrativas. “No que você está pensando?” se propõe, portanto, a criar uma encenação híbrida, em que diferentes linguagens convergem para contar uma história”, revelam as diretoras.

A temporada ocorre de 06 a 29 de novembro, no Teatro Renascença – Centro Municipal de Cultura Érico Veríssimo. Os ingressos custam entre R$ 30,00 e R$ 15,00 (idosos, estudantes, classe artística e Clube do Assinante ZH). As apresentações ocorrem sempre de sexta a domingo, às 20h.

Cena Expandida
O Cena Expandida nasce da parceria entre a diretora teatral Tainah Dadda e a realizadora audiovisual Thais Fernandes. Impulsionadas pelo interesse de pesquisar e construir uma arte híbrida e sem fronteiras, ambas decidiram unir seus conhecimentos em um coletivo de trabalho continuado.

O objetivo é investigar e descobrir juntas formas de conexão entre as áreas de trabalho de cada uma, desenvolvendo projetos que possam também agregar linguagens múltiplas e artistas cujos percursos poéticos trafegam por variados campos e meios de produção.
Com base em Porto Alegre/RS, o coletivo possui as seguintes realizações: o espetáculo teatral “No que você está pensando?” – contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 -, a videoarte “No que você está pensando? – Narrativas Urbanas” e o curta-metragem “A Última Foto”, resultado do prêmio Canon Short Film Competition (Berlinale Talents 2014). Atualmente, prepara para dezembro uma encenação baseada no texto “A mulher alvo e seus dez amantes”, de Matéi Visniec, conclusão da Oficina de Montagem Teatral desenvolvida no complexo cultural Usina do Gasômetro.

O grupo também empreende projetos em cidades do interior e região metropolitana. Em 2014, realizou as oficinas de experimentação e montagem teatral na Casa das Artes Villa Mimosa (PIC 2012 – Canoas), que resultaram no espetáculo “Interferências”. Durante o mês de outubro as diretoras Tainah Dadda e Thais Fernandes estiveram também em Pelotas com o circuito de oficinas “Criar na cidade”, uma iniciativa do coletivo em parceria com o artista visual Patrick Tedesco.

Fonte: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Sobre Deco Rodrigues 6340 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.