“O Duplo da Terra” propõe Desafio Literário em sala de aula


13 de setembro de 1989. Um avião com 194 pessoas a bordo desaparece nos céus de Florianópolis, logo após a decolagem. Sem pistas, sem destroços, sem explosão, ninguém sabe explicar o que aconteceu com o Boeing 757, que voava rumo a São Paulo.

O Duplo da Terra - Capa13 de setembro de 2014. Vinte e cinco anos depois, no mesmo dia, no mesmo horário e no mesmo local do desaparecimento, o Boeing 757 reaparece voando nos céus de Florianópolis. A bordo, seus 194 passageiros, e uma nova e perturbadora civilização.

Este é o enredo do romance planetário O Duplo da Terra, terceiro livro da escritora gaúcha Jana Lauxen, e oitavo lançamento da Editora Os Dez Melhores.

Através do ponto de vista de duas narradoras, Soraia e Dominique, O Duplo da Terra fala sobre o primeiro contato imediato de quinto grau indiscutivelmente comprovado da história da humanidade, apresentando ao leitor uma cultura e uma civilização extraterrestre intrigante e pacífica.

– A maioria das obras que abordam contatos alienígenas retrata os ETs como hostis e mercenários, cujo único objetivo é dizimar os terráqueos. Não acredito que seria assim. No caso d’O Duplo da Terra, os alienígenas não são apenas mais evoluídos do que nós, moral e cientificamente, mas também são mais pacatos e racionais. Porque na guerra intelectual entre mundos, acho que perderíamos mais feio do que na guerra tecnológica – afirma a autora.

O bacana desta edição é que, ao final do livro, há um Desafio Cultural, com quinze questões para serem realizadas em sala de aula, envolvendo criação de textos e desenhos, colagens, teatro e música.

A ideia faz parte de uma série de ações educativas promovida pela Editora Os Dez Melhores desde sua fundação, em 2013, que busca levar cultura e literatura para escolas públicas e ONGs com projetos destinados a crianças e adolescentes. Através do Projeto Nascedouro, diversas escolas já foram visitadas, quatro coletâneas já foram lançadas, e mais de 120 estudantes gaúchos tiveram seus textos e desenhos publicados em livro.

Por isso, todas as escolas da região deverão receber, ao longo de 2016, um exemplar da obra O Duplo da Terra, para integrar seu acervo literário. Mais de 100 exemplares serão distribuídos gratuitamente, e a autora, Jana Lauxen, também estará disponível para visitar todas as instituições interessadas em realizar o Desafio Cultural entre seus alunos.

O Duplo da Terra custa R$25, e pode ser adquirido na livraria virtual da Editora Os Dez Melhores. Para maiores informações, entre em contato através do e-mail [email protected] ou acesse www.oduplodaterra.com.

O Duplo da Terra - Cartão de Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*