Pelotas agora tem o Clube do Livro de Satolep

A ideia do Clube do Livro de Satolep é propagar a leitura pela nossa cidade. Mas não apenas isso: divulgar novos livros e escritores, incentivar o hábito da escrita e leitura, bem como proporcionar um espaço para análise e pensamento crítico sobre o que estamos lendo, por que estamos lendo, refletir sobre o mercado editorial e, ainda, outras ótimas ideias que estão por surgir.

Pretendemos discutir literatura nacional e internacional, autores clássicos e contemporâneos, com espaço para cafés filosóficos com música e filmes que possam acrescentar ideias relacionadas ao tema proposto.

A participação dos integrantes se dá através da página do facebok ‘Clube do Livro de Satolep’. É por ali que escolheremos, por votação, o livro da vez, ou outro tema que o grupo ache pertinente para suas reuniões. Mantemos também um site – www.clubedolivrodesatolep.wordpress.com – trazendo sempre informações literárias, resenhas de livros, perfil de autores e novidades do mercado editorial. Lembrando: qualquer participante pode mandar seu texto para ser publicado no site, o que mais desejamos é a participação ativa de todo o grupo.

Não há prazos definidos: A ideia é manter um ritmo de leitura saudável e sem pressão, mas a sugestão é um encontro a cada 30 ou 45 dias. Esse critério pode ser discutido e combinado entre todos os membros. Como ainda não dispomos de uma sede fixa, escolheremos os locais dos encontros sempre que terminar a votação do próximo livro a ser lido. Isso dinamiza a experiência do debate, que não se restringirá a um único ambiente, podendo ser feito inclusive ao ar livre.

Não há regras de adesão de membros: o Clube é aberto para qualquer pessoa que desejar participar. Basta comparecer aos encontros, ou participar através do facebook ou do site do Clube, comentando no tópico do livro da vez. Mesmo tendo base na cidade de Pelotas, o Clube é aberto a todos e sem fronteiras: todos serão bem-vindos a deixar suas impressões sobre livros e literatura em geral.

Desejamos que todos façam uma ótima caminhada junto ao Clube do Livro de Satolep! É através da interação entre as pessoas que expandimos nosso conhecimento. E a literatura é uma das maiores ferramentas que podemos usar para progredir nesta caminhada.

Por: Isis Araújo e Vinicius Paiva

Sobre Deco Rodrigues 6081 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.