Prêmio Braskem Em Cena celebra os 10 anos apresentando sessões extras dos vencedores 2015


Foto: Edu Rabin

Os espetáculos “As quatro direções do céu” e “Cidade Proibida” serão apresentados ao público com entrada franca mediante doações para os atingidos pela cheia.

O Prêmio Braskem em Cena, evento integrante da programação do Festival Porto Alegre em Cena, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, chegou a sua 10ª edição em 2015. Motivo de mais uma comemoração que está sendo lançada com o anúncio de uma ação especial: a apresentação dos vencedores “As quatro direções do céu” (Cia Teatral Face e Carretos), melhor espetáculo pelo júri oficial, e “Cidade Proibida” (Cia Rústica), melhor espetáculo pelo júri popular. Com entrada gratuita mediante a doação de materiais de higiene pessoal, limpeza, ou fraldas infantis e geriátricas, em prol das pessoas que foram atingidas pela cheia na capital, a peça “As quatro direções do céu” será apresentada nos dias 28 e 29 de novembro (sexta e sábado), às 20h no Goethe-Institut; e “Cidade Proibida” nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro (segunda e terça), às 21h na Praça do Aeromóvel. As doações poderão ser trocadas por senhas, duas horas antes das apresentações, no próprio local.

A premiação já é considerada uma das mais importantes no segmento das artes cênicas do Rio Grande do Sul, possibilitando a grupos e artistas de Porto Alegre não apenas o merecido reconhecimento local, mas também a sua divulgação para outras regiões do Brasil. A iniciativa dessa ação especial reforça ainda mais esse incentivo. Nesses dez anos, o Prêmio Braskem em Cena teve o privilégio de vincular seu nome a espetáculos de qualidade incontestável, concedendo prêmios nas categorias de Melhor espetáculo (júri oficial e júri popular), Melhor diretor ou coreógrafo, Melhor ator ou bailarino, Melhor atriz ou bailarina e Categoria destaque, esta última, criada em 2013. Na edição de 2015, os jornalistas Alice Urbim, Newton Silva, Roger Lerina, Michele Rolim e Renato Mendonça formaram o júri oficial.

Considerado uma referência nas artes cênicas brasileiras, o Porto Alegre em Cena apresenta há 22 anos, em Porto Alegre, grandes espetáculos internacionais, nacionais e locais. Destaque para nomes de peso que participaram das edições como os espetáculos de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Pina Bausch, Berliner Ensemble, Eimuntas Nekrosius, Patrice Chereau, Sankai Juku, Marianne Faithfull, Philip Glass, Goran Bregovic e Bob Wilson. Atualmente o Porto Alegre em Cena figura como um dos festivais mais importantes da América Latina, com prestígio internacional e isso vem justamente da busca pela excelência, de espetáculos de qualidade, de grandes e novos artistas. Além disso, o festival proporciona o desenvolvimento artístico e formação de público com atividades formativas, oficinas, mostras descentralizadas, premiações, ciclos de cinema, o projeto “Psicanalítica em Cena” e a publicação Gaúchos em Cena (coleção lançada anualmente nas edições do festival que coloca em destaque os personagens das artes cênicas gaúchas). Nesse cenário, o Prêmio Braskem vem coroando tanto o trabalho realizado por artistas e grupos de teatro, quanto o festival como um todo.

Sobre os espetáculos:

As quatro direções do céu – Cia Teatral Face e Carretos / teatro
Vencedor na categoria melhor espetáculo – júri oficial
Dias 28 e 29 de novembro, às 20h, no Goethe Institut – Auditório (Rua Vinte e Quatro de Outubro, 112 – Independência)

Foto: Edu Rabin

Um homem forte sofre um acidente com seu caminhão, abandona a carga e ruma para uma vida melhor. Um homem pequeno encontra a carga na beira da estrada e, com o achado, vê-se diante de uma nova existência. O acaso interliga essas duas pessoas para sempre. Ambos se apaixonam por uma jovem mulher, uma garçonete cujos cabelos encaracolados evocam o mito da Medusa. Apenas madame Oazô, a cartomante, sabe que eles caminham numa direção onde um pode se tornar o destino do outro. Escrita pelo dramaturgo alemão Roland Schimmelpfennig, a peça tem direção de Camilo de Lélis, um dos mais destacados profissionais do teatro gaúcho. Em seu currículo estão memoráveis montagens, entre elas, “Jacobina, uma balada para o Cristo mulher” e “Os crimes da Rua do Arvoredo”.

Autor: Roland Schimmelpfennig / Tradução: Herta Elbern / Direção: Camilo de Lélis / Elenco: Diogo Cardoso, Maira Holzbach, Renata de Lélis, Tiago Contte/ Produção Executiva: Maira Holzbach / Assistente de Produção: Renata de Lélis / Iluminação: Fernando Ochôa / Trilha Sonora: Antonio Villeroy / Cenografia: Felipe Helfer / Figurino: Renata de Lélis / Fotos: Edu Rabin /
Programação Visual: Rafael Franskowiak

Cidade proibida – Cia Rústica / teatro-performance
Vencedor na categoria melhor espetáculo – júri popular
Dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 21h, na Praça do Aeromóvel (Av. Presidente João Goularte, 551 – Centro)

Foto: Divulgação

A cidade não se faz só de ruas, anúncios, sinais, esquinas e muros. É também um espaço de memória, relação e convívio. Existe uma arquitetura sentimental, uma cartografia urbana subjetiva marcada no concreto e oculta na velocidade. A diretora Patrícia Fagundes, tantas vezes premiada em suas montagens, propõe neste espetáculo a invenção de microterritórios de convívio em lugares que à noite passam a ser de ninguém, subvertendo a lógica do medo e do isolamento que atravessa a paisagem urbana. Em uma composição afetiva com a cidade, resgata a poesia desses espaços através de ações artísticas. Partindo do pressuposto que a cidade é um lugar de experiência sensível e rede de relações, propõe para esses espaços encontros cênicos, incluindo música, circo, dança, teatro, comida. A intervenção-espetáculo estreou em novembro de 2013 em Porto Alegre, com financiamento do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, em apresentações no Parque da Redenção e na Praça Júlio Mesquita. Em 2014, participou do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, do Festival Palco Giratório SESC RS (integrando a Mostra de Repertório da Cia Rústica), do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos e do Projeto Cidade Ocupada, em Campinas. Em 2015, integrou o Circuito SESC de Artes de São Paulo, com nove apresentações no interior do estado, e realizou uma apresentação no centro da capital pelo Sesc Consolação.

SERVIÇO:
Prêmio Braskem Em Cena – Especial 10 anos
Apresentação dos vencedores 2015:

As quatro direções do céu – Cia Teatral Face e Carretos / teatro
Vencedor na categoria melhor espetáculo – júri oficial
Dias 28 e 29 de novembro, às 20h, no Goethe Institut – Auditório (Rua Vinte e Quatro de Outubro, 112 – Independência)

Cidade proibida – Cia Rústica / teatro-performance
Vencedor na categoria melhor espetáculo – júri popular
Dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 21h, na Praça do Aeromóvel (Av. Presidente João Goularte, 551 – Centro)

Entrada franca mediante doações para os atingidos pela cheia
O Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Secretaria Municipal da Cultura.

Saiba mais:
www.portoalegreemcena.com
www.facebook.com/poaemcena

Fonte: Bebê Baumgarten/ BD Divulgação