Reunião Técnica de Cooperação Cultural na fronteira Brasil-Uruguai

Em continuidade às atividades da última reunião (foto) realizada no final de janeiro, em Rivera, Uruguai, a Comissão Binacional de Cultura Brasil-Uruguai reúne-se na próxima quinta-feira(9), no Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul/UFPel, em Santana do Livramento. O encontro contará com a participação de técnicos do Ministério da Cultura do Brasil, onde serão abordados temas como: Sistema Nacional de Cultura e o Pronac (Programa Nacional de Cultura), a cargo da representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes (Minc – região Sul).

Além disso, na pauta do encontro da Comissão Binacional estão as comemorações de aniversário da Praça Internacional, fundada em 26 de fevereiro de 1943, situada na linha que une e separa Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai.

A Comissão Binacional de Cultura
Em 12 de julho de 2010, a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento realizou um encontro entre gestores públicos e sociedade civil. Participaram 21 representantes de municípios brasileiros e uruguaios, com o objetivo de elaborar um documento que foi denominado “Carta de Fronteira”, entregue aos presidentes Lula e Mujica, no dia 30 de julho de 2010, por ocasião de encontro na Fronteira da Paz. À época, a principal demanda aos presidentes era a constituição de uma Comissão Binacional de Cultura, com representações locais ao longo da fronteira entre os dois países.

Em 31 de maio de 2011, o Ministério da Cultura do Brasil e o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai assinaram o Protocolo de Intenções reconhecendo a importância da Comissão Binacional de Cultura como órgão impulsionador da integração cultural. Entre as principais ações desenvolvidas está a realização da 1ª Feira Binacional do Livro Santana do Livramento-Rivera.

A participação da UFPel
Atendendo a convite da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e da Comissão Binacional de Cultura, a Universidade Federal de Pelotas está representada pelo Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços e pela Fundação Simon Bolívar. O Núcleo de Estudos Fronteiriços fica na rua Duque de Caxias, 1759 em Santana do Livramento; telefone (55) 32436444; e-mail fronteira.ufpel@yahoo.com.br.

Sobre Deco Rodrigues 6165 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.