V Semana do Piano em Pelotas

conservatoriopelotas1Entre os dias 1º e 5 de novembro o Conservatório de Música sediará a 5ª Semana do Piano da UFPEL. O evento oferecerá concertos, workshops e aulas magistrais coletivas com pianistas renomados para a comunidade regional. Tendo sua 1ª edição idealizada em 1997 o encontro conglomera pianistas e amantes do instrumento sendo o mais significativo da área na região sul do Estado. O Conservatório de Música, na condição de anfitrião do evento abriga as instalações mais adequadas da cidade para sua realização: seu salão, o auditório Milton de Lemos conta com três pianos em seu palco: um histórico Bechstein (onde se apresentaram figuras ilustres do pianismo do século XX, como Arthur Rubinstein e Claudio Arrau), um Yamaha, instrumento concebido com tecnologia mais recente e que substituiu o anterior nas atividades artísticas da casa e um Kawai, de maiores dimensões, intensidade e qualidade sonoras, comprado em 2008. O auditório Milton de Lemos também possui condições acústicas ideais para apresentações artísticas e uma platéia com capacidade para 200 pessoas.

O ano de 2010 não poderia ser mais significativo para motivar a realização da V edição do evento, pois há exatos 200 anos nasceram dois dos mais tradicionais compositores para o instrumento: o polonês Fredéric Chopin (1810-1849) e o alemão Robert Schumann (1810-1856). Sendo assim, a Semana terá sua abertura com um recital que contemplará suas obras (01º/11, segunda-feira às 20 horas) com Olinda Alessandrini.

Nesta edição, a Semana do Piano traz também a Pelotas pela 1ª vez Olga Kiun, pianista russa naturalizada brasileira radicada em Curitiba com larga carreira como docente e performer. Encerrará o evento com um recital de compositores russos (dia 05/11 às 20 horas). A Semana do Piano é uma atividade de extensão da UFPel aberta gratuitamente ao público. As atividades acadêmicas contarão com palestras envolvendo temas como pedagogia do instrumento (Vera Vianna, UFSM), práticas interpretativas (Max Uriarte – PoA/Áustria) e técnica pianística (Sônia Cava, UFPEL).

Para entrar no Site do Conservatório, Clique Aqui
Para ver o Cronograma de Atividades, Clique Aqui

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.

Sobre Deco Rodrigues 6560 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.