APTC-RS lança guia de distanciamento controlado para o setor audiovisual

Filmagem de 2019 - série A Benção - créd. Isidoro B. Guggiana

A partir de um trabalho colaborativo entre entidades, poder público e participação da sociedade civil, a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS) em conjunto com o Sindicato da Indústria Audiovisual (SIAV-RS) lança o Guia de Orientação para o Setor Audiovisual do RS frente à pandemia da COVID-19.

O documento de 31 páginas lista procedimentos para a realização das atividades audiovisuais no Rio Grande do Sul, obedecendo o modelo de distanciamento controlado determinado pelo Estado. Do transporte às gravações, as normas acompanharão as atualizações de dados da doença e preveem diretrizes para realização de filmagens em todas as bandeiras. Maiores informações no link aptcrs.wordpress.com.

Nos próximos dias, será divulgada a versão sintetizada do guia e outros anexos complementares relativos à aplicação dos protocolos municipais e estaduais. “Gostaríamos de reforçar a importância da construção coletiva como o melhor caminho para a elaboração deste guia”, explica Daniela Strack, presidenta da APTC-RS. “Construído com cautela e responsabilidade, sem nunca perder de vista que a nossa preocupação é direcionada, em primeiro lugar, à segurança e saúde dos profissionais do setor audiovisual”, conclui.

Entre as normativas para as filmagens de séries, filmes e outras produções estão a ausência de cenas de beijo e aglomerações, bem como recomendações de segurança e higiene no set e reforço no uso de EPIs.

Com o acompanhamento de profissionais da saúde, a criação do texto, envolveu cerca de 200 profissionais do setor audiovisual e o suporte da Secretaria de Estado da Cultura do RS, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Coordenação de Cinema e Audiovisual – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e da Porto Alegre Film Commission – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, além de associações da categoria como a Assistentes de Direção Associados do RS/Brasil (ADA–RS/BRASIL) e a Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do RS (edt.rs).

Guia de Orientação para o Setor Audiovisual do RS
Maiores informações em: https://aptcrs.wordpress.com/

Link para o Guia

Diretoria APTC-RS 2019/2021
Presidenta: Daniela Strack
Vice-presidente: Richard Tavares
2º vice-presidente: Giordano Gio
1º secretário: Rodrigo Scheid
2º secretário: Henrique Lahude
3º secretária: Joana Bernardes
1º Tesoureiro: Matheus Piccoli
2º Tesoureiro: Fábio Duarte
Suplentes: Jonatas Rubert, Teresa Assis Brasil, Henrique Schaefer, Milton do Prado
Conselho Fiscal: Pedro Guindani, Lucas Cassales e Valéria Verba

Fonte: Isidoro B. Guggiana

Sobre Deco Rodrigues 6337 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*