Cia Teatral VIDA promove minicurso gratuito sobre magia do Clown

A ingênua magia do Clown - reprodução

A Companhia Teatral V.I.D.A. está promovendo um curso online intitulado “A ingênua magia do Clown”. Ao todo, serão oito horas de aulas divididas em quatro partes, conduzidas pelo ator e diretor Cid Branco.

O projeto é viabilizado através do Prêmio Movimento da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, com verba federal, via Lei Aldir Blanc. O material será disponibilizado por meio de vídeos, que poderão ser acessados no canal do V.I.D.A Cia. Teatral no Youtube.

Os interessados devem realizar suas inscrições pelo email: ciat.vida@gmail.com. Para receber o certificado, os inscritos terão que enviar exercícios propostos nas aulas. O minicurso é recomendado para público a partir dos 16 anos.

História da palhaçaria

“O palhaço é a profissão da alegria, aquele que resolveu enfrentar os ridículos da sociedade com o riso escancarado no rosto”, destaca Cid. Uma profissões mais antigas da humanidade, o ofício do palhaço apresenta diversas variantes vindas de diferentes culturas.

Nesse sentido, as aulas irão abordar a história da palhaçaria e os tipos de palhaços. Segundo Cid, uma das intenções da oficina é “mostrar que o palhaço não é um personagem. Na verdade, sou eu mesmo”, instiga. Para abordar a construção do Palhaço, serão trabalhados conceitos como pré-expressividade ou a não interpretação e considerados alguns teóricos e pensadores como Jung, Piaget e Vygotsky.

Para complementar, exercícios práticos serão apresentados e propostos aos participantes para auxiliar na compreensão dos conceitos teóricos apresentados. O projeto conta com a produção da atriz Larissa Rosado e a técnica de Albert Souza, que também participa das aulas.

Planos para 2021

Para o próximo ano, a Companhia programa um novo espetáculo que deve ter como mote o Dia Internacional da Mulher. Esta peça deve contar com a participação da dançarina Larielly Gonçalves e contribuição dos músicos Kako Xavier e Daniela Brizolara.

Para organizar a montagem, o grupo está comercializando discos e camisetas. Em um contexto de pandemia, que interrompeu apresentações com público, Cid afirma que está sendo necessário se reinventar. “Estamos gravando vídeos, fazendo oficinas que estarão disponíveis em plataformas digitais”. Entre essas atividades, estão inclusos cursos de oratória e teatro na sala de aula.

Acompanhe Cia. Teatral VIDA: www.facebook.com/ciatvida

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 186 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*