Cine UFPel encerra 2021 com exibição e debate sobre o filme Fronteriz@s

O Cine UFPel encerra o ano de 2021 realizando nesta quinta-feira, 2 de dezembro, o último debate online sobre o filme Fronteriz@s , de Adriana Gonçalves, Alexandre Mattos Meireles, Chico Maximila, Fabi Ud, Felipe Yurgel e Luiz Alberto Cassol.

O longa Fronteriz@s (2021) está disponível  até o dia do debate na plataforma Vimeo. Já o encontro acontecerá dia 2 de dezembro, às 20h, no YouTube do Cine UFPel.

O longa-metragem Fronteriz@s é composto por 5 episódios. Entre documentário e ficção são abordadas singularidades existentes na fronteira Brasil-Uruguai, a partir de cinco localidades: Santa Vitória do Palmar/Chuy, Jaguarão/Río Branco, Pelotas, Bagé e Livramento/Rivera.

O filme revela a diversidade cultural, social e política que transita naquela região e dialoga com a memória a partir dos olhares e linguagens de seus diretores e diretoras.

1. O episódio Milonga Lejana está inspirado em cartas verídicas, reportagens, documentários e filmes ficcionais, e também de músicas e de livros.
2. Já o episódio Casa de Rio resgata as memórias de uma casa de brasileiros localizada em Río Branco, no Uruguai.
3. Em La Sociedad , acontecem manifestações misturadas entre uruguaios e brasileiros. Ocorre em Bagé, no Brasil.
4. Além da Fronteira é uma ficção que conta a história de um trabalhador brasileiro que perde a esposa e precisa enfrentar o desafio de criar a filha sozinho. Desempregado e sem alternativas, ele vai em busca de emprego no Uruguai.
5. O Peregrinus mistura realidade e ficção para explicar como é a vida de uma pessoa que vive nas fronteiras nacionais.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Equipe do filme que estará presente no debate:
Ricardo Almeida (produtor)
Alexandre Mattos (diretor do episódio Além da Fronteira)
Chico Maximila (codiretor do episódio Milonga Lejana)

Debatedoras:
Carla Rabelo , professora do bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, na fronteira com Uruguai. Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.
Fran Rebelatto , professora de Cinema e Audiovisual da Unila e realizadora audiovisual.

Mediação
Cíntia Langie , professora doutora dos cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do projeto Cine UFPel.

Sobre Deco Rodrigues 6714 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*